FARPAS 2021: 5ª edição do Festival de Artes e Participação Social da UEPB será realizada online

“Vacina contra a ignorância”, esse é tema da 5ª edição do Festival de Artes e Participação Social (FARPAS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que em 2021, devidos às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, será realizado de forma remota. O festival, que busca discutir questões de relevância social e política com o intermédio das artes, continua com essa perspectiva, e será transmitido no dia 6 de maio, às 19h30 no canal do Projeto SESA no YouTube.

Com aproximadamente duas horas de programação essa edição do FARPAS será dividida em quatro blocos, que a comissão organizadora do evento chama de quatro doses da vacina contra a ignorância: conhecer, (auto)cuidar, esperançar e (re)existir. Ao longo da live serão apresentados clipes musicais, inserções artísticas, exposições dos temas por profissionais e artistas, sorteios, convite à doação aos catadores do Projeto de Extensão do Campus V – UEPB através da campanha SOS Catadores.

Participam do evento o cantor e compositor Adeildo Vieira, a jornalista Kalyne Vieira, as psicólogas e professoras Josevânia da Silva e Inês Cavalcanti Mendes. Serão realizados sorteios ao vivo, ao longo da programação.

A coordenadora do FARPAS, professora Suerde Brito rememora a edição de 2020, que, diante das medidas necessárias para o enfrentamento do coronavírus, passou a ser realizado de forma virtual, lembrou da importância do trabalho em equipe para que fosse delineado este evento, com o apoio, sobretudo, do idealizador do Festival, professor Henrique França, e explicou o porquê da temática escolhida para 2021.

“Em 2020 trouxemos o tema “Eu sou casa, lugar de esperança”. Esse foi o marco para o esperançar se tornar verbo/rotina para nós. Nesta segunda edição do Festival online passaremos a conjugar o esperançar juntamente com conhecer, [auto]cuidar e [re]existir, que nos permitem refletir e agir com foco em transformações. Faremos a transmissão ao vivo no dia 6 de maio, dia da coragem – o que muito nos inspira e motiva. Porque realizar o FARPAS também é lutar pelo direito à vida, por saúde, educação de qualidade, trabalho, respeito e justiça. É ação a partir de nós. É perspectiva. Porque, como canta Arnaldo Antunes: o real resiste. É só pesadelo, depois passa”, reflete a professora Suerde.

O FARPAS é uma ação do projeto “Memória, sociedade e cidadania (MUDDE): reflexões para além dos muros acadêmicos”, cadastrado junto à Pro-Reitoria de Extensão da UEPB como parte do Programa “Seminário de Saberes Arquivísticos: tecnologia, inovação e práticas (SESA)” do Câmpus V da UEPB. Tradicionalmente o evento agrega, desde 2017, um público diversificado em torno de uma vasta programação que, por meio da música, grafite, rodas de diálogo, oficinas, exibições de filmes, entre outras ações, discute temáticas emergentes e urgentes de acordo com o contexto social do período de realização do evento.

Outras informações: Instagram – @farpas.2021

Texto: Juliana Marques

Fonte: http://centros.uepb.edu.br/ccbsa/farpas-2021-5a-edicao-do-festival-de-artes-e-participacao-social-da-uepb-sera-realizada-online-no-canal-do-projeto-sesa/