Sobre o curso

Criado em 2006, a partir da Resolução UEPB/CONSUNI/011/2006, de 29 de março de 2006, o curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba forma o bacharel em Arquivologia. O curso em questão possui em um total de 2.871 horas de aula e constitui-se por um regime escolar semestral, funcionando nos turnos diurno e noturno. O curso diurno possui duração de 4 a 6 anos. Já o curso noturno possui duração mínima de 4 anos e meio e duração máxima de 7 anos. O Projeto Político Pedagógico do curso foi aprovado em 05 de outubro de 2007, por meio da Resolução UEPB/CONSEPE/032/2007.

Com um perfil consolidado, o curso tem desempenhado o importante papel de ampliar a produção de conhecimento científico em Arquivologia e formar profissionais capazes de conhecer, intervir, implementar, desenvolver, inovar e analisar processos arquivísticos, elaborando programas de gestão da informação.

Integrado ao Campus V – Ministro Alcides Carneiro da UEPB, localizado na cidade de João Pessoa – PB, o curso de Arquivologia tem rompido os limites do Estado e se propagado para todo o país por meio de seus eventos, como é caso do Fórum Internacional de Arquivologia, que traz palestrantes renomados de Universidades estrangeiras e reúne participantes de todo o país.

Além disso, para o aluno de Arquivologia da UEPB o envolvimento em grupos de pesquisa, projetos de extensão e programas de monitoria e o contato com a prática profissional ocorre desde cedo. O curso conta com parcerias com instituições públicas e privadas que possibilitam a participação da maioria dos alunos a partir do 6° período em programas de estágio.

Por outro lado muitos destes estudantes têm obtido posições de destaque em vários concursos públicos, a exemplo das seleções da UFPB, UFPE, UFCG, Ministério da Saúde, UFRN, MPU entre outras. Grande parte destes alunos é aprovada antes mesmo de concluir a graduação.

Tal índice de aprovação em seleções ocorre, em parte, pelo esforço do corpo docente em possibilitar uma boa formação aos alunos. Soma-se a isso a estrutura do curso que recentemente ganhou novas instalações e três laboratórios que são de Preservação e Conservação de documentos, Tecnologia da Informação e o Laboratório Integrado de Arquivologia que serve para todas as disciplinas do curso.

Deste modo o Bacharelado em Arquivologia da UEPB busca cumprir a missão do curso que é formar profissionais éticos e competentes na área de Arquivologia, comprometidos com a transformação e a valorização do ser humano para o exercício da cidadania.