Herbário francês de 230 anos é destruído pelos aduaneiros australianos

Um herbário francês histórico, de aproximadamente 230 anos, pertencente ao Museu Nacional de História Natural (MNHN) tem sido apreendido e destruído pelos serviços aduaneiros da Austrália em nome da “biossegurança”.

Este herbário foi emprestado por cientistas franceses para os seus colegas no herbário de Brisbane em Queensland (Austrália). Após longos procedimentos administrativos, foi concedida permissão, e o herbário de origem francesa partiu para a Austrália.

Na Austrália, mais de uma centena de plantas foram incinerados pelos serviços aduaneiros. Uma perda irreparável. Houve outro caso de destruição de herbário também ocorrido recentemente pela Aduaneira Australiana, um herbário com amostras contendo antigos espécimes recolhidos há 150 anos nas montanhas de Papua Nova Guiné e ao longo da costa australiana, itens exclusivos que não existem mais hoje.

Após este trágico incidente o MNHN pretende suspender os empréstimos e averiguar se este é um caso isolado ou se as políticas e procedimentos aduaneiros deste país constituem uma ameaça real para as coleções.

Para maiores informações acessar: https://www.santenatureinnovation.com/nouveau-crime-contre-plantes/