Leitura, fonte de conhecimento: o saber arquivístico cada vez mais sistematizado

Desde dos tempos remotos, o homem estabeleceu processos comunicativos por meio de rituais e da produção de símbolos, entre outras formas de se expressar. Os saberes eram transmitidos de geração a geração pela prática comum. Posteriormente, a linguagem textual e a produção escrita, e a sua distribuição, se deram ao longo de sua evolução.

O século XVIII sem dúvida foi um marco. O mundo fervilhava em mudanças culturais e laborais. Gradualmente, nesta última em específico, formas diferentes de relacionamento entre os homens e entre os seus objetos de trabalho passavam por contínuas transformações.

Fruto desse processo, no contexto atual, a informação passou a conduzir os meandros da vida em sociedade, o que incluiu o mundo do trabalho. Ou seja,  a leitura, no sentido de buscar por informação, é necessária, estando presente no nosso dia a dia.

Com a crescente sistematização e produção da informação, somadas as potencialidades da web, gradativamente, vai sendo ampliada e “democraticamente” distribuída. Assim, ficou mais fácil encontrar o que se deseja, podendo o leitor debruçar-se sobre o conteúdo para ele relevante e exercitar o ato de ler.

É dessa forma que a Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro dinamiza o saber científico da Arquivologia através da sua loja virtual, objetivando facilitar o acesso de arquivistas e de estudantes que buscam ler e aprofundar os seus conhecimentos, atualizando-se na área arquivística. Nessa loja, são encontradas várias de publicações de autores renomados, obras recentes e atualizadas.

Não se esqueça! Ler, é conhecer novos horizontes, sendo um importante instrumento que utilizamos para assimilar as coisas do mundo e procurar resposta para aquilo que temos dúvidas.

Acessem: http://www.aaerj.org.br/loja-virtual/