EDUEPB lança novas publicações sobre América Andina e novos métodos de trabalho com surdos

A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) lançou mais dois livros: “América Andina, Integração Regional Segurança e Outros Olhares”, organizado pelas escritoras Renata Peixoto de Oliveira, Silvia Garcia Nogueira e Felipe Reis Melo, e a obra ”Normalidade e Disnormalidade, Formas do trabalho docente na educação de surdos”, escrita por José Anchieta de Oliveira Bentes e Maria Cristina P. Innocentini Hayashi.

Composto por 299 páginas, “América Andina” tem como proposta oferecer aos leitores condições de conhecer essa região a partir de um enfoque multi e interdisciplinar. O livro aborda temas como integração regional, segurança, democracia e relações internacionais.

A obra é resultado de um esforço conjunto de pesquisadores de seis instituições diferentes pertencentes a três países – Brasil, Colômbia e México – que contribuiu com distintos olhares para a compreensão da sub-região americana. De acordo com a visão dos autores, o interesse pela região andina, crescente nos últimos anos, dá-se pelas profundas mudanças ocorridas a partir do final da década de 1990. Isso, levando em conta a ascensão de governos de esquerdas críticos ao modelo neoliberal e ao papel dos Estados Unidos na América Latina, em países como Venezuela, Bolívia e Equador e a proximidade política de Chile, Peru e Colômbia, hoje importante aliados de Washington.

Trilhando outro caminho e com outra proposta bem diferente, o livro “Normalidade e Disnormalidade, Formas do trabalho docente na educação de surdos” fornece primordialmente aos leitores, estudiosos e interessados nas relações entre linguagem e educação, um quadro situado das representações sobre o trabalho docente na educação de surdos.

A obra não só apresenta explicações dos procedimentos metodológicos implicados neste empreendimento, mas, sobretudo, instiga tarefas renovadas de pesquisa, como aquela que deverá procurar descrever e analisar os modos com que as representações dos professores reconstituem-se na instância das práticas efetivas de ensino. A proposta é subsidiar os interessados na elaboração curricular e didática da educação de surdos e o incremento desta educação na sociedade brasileira da atualidade.

A EDUEPB tem, a cada ano, colocado mais livros a disposição da comunidade e projetado autores no mercado do livro. Somente em 2011, 22 novos títulos foram lançados. No ano passado, mais de 28 livros foram publicados e outros estão na Gráfica Universitária para serem imprimidos, devendo ser lançados em breve, agraciando públicos distintos de leitores.

Fonte: Assessoria ASCOM/UEPB