2ª Jornada Arquivística é realizada no Campus V com discussão sobre os acervos fotográficos

Aspectos sociais, técnicos e culturais da fotografia foram discutidos durante a 2ª Jornada Arquivística e seus Acervos Raros (JACRO), realizada nesta terça-feira à noite, no auditório do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, com a participação de fotógrafos, discentes, docentes e pesquisadores de Arquivologia e áreas afins.

Com a temática “Revelando e Desvelando os Acervos Fotográficos”, o evento, foi organizado pela turma do 8ª período do curso de Arquivologia do turno da noite, vinculados ao componente curricular Fontes de Informação, sob a supervisão da professora Manuela Maia.

A professora Manuela Maia lembrou que a perspectiva da JACRO é trabalhar com acervos arquivísticos não convencionais e mostrar a importância destes para a sociedade. “Com esse direcionamento optamos por abordar os acervos fotográficos por meio de diversas vertentes tratadas pelos pesquisadores convidados, para que possamos ter uma discussão mais abrangente sobre a temática”, explicou a docente.

O fotógrafo e ativista social Alberto Banal abordou o tema “Fotografia e resgate de um povo”, apresentando o trabalho desenvolvido em  comunidades quilombolas da Paraíba e no projeto Fotógrafos de Rua. O fotógrafo destacou que desde que se aposentou e fez a escolha de vir morar no Brasil trabalha com comunidades quilombolas utilizando a fotografia como meio de promoção social.

“Tudo que eu faço é porque sou comprometido com a causa do povo quilombola. Eu uso a fotografia como meio de dar visibilidade, como forma de luta. E o que eu quero mostrar é como a fotografia pode ser importante para o resgate de um povo, para a preservação da memória”, destacou Aberto Banal.

A professora Maria José Cordeiro Lima apresentou a temática “Fotografia e memória cultural: identificação e descrição de coleções fotográficas – propostas e resultados”, compartilhando parte da experiência de pesquisa e extensão na área de fotografia e memória cultural, com uma abordagem da historicidade e o caráter cultural e de preservação da memória da fotografia. A docente enfatizou ainda a importância do diálogo interdisciplinar para a formação em Arquivologia, e projetos como o de fotografia, coordenado por ela, tem esse intuito.

O evento foi encerrado com a palestra “Conservação e preservação em fotografias: limites e possibilidades da prática arquivística”, ministrada pelo, coordenador do Laboratório de Conservação, Encadernação e Restauração do Departamento de Antropologia e Museologia da UFPE e professor da área Política de Preservação e Conservação de Acervos Documentais da UEPB, Eutrópio Bezerra.

Na oportunidade, o docente apresentou as etapas necessárias para o resgate da informação, discutiu as questões técnicas relacionadas á preservação desse tipo de documento e compartilhou a preocupação em salvaguardar o acervo fotográfico.

ASCOM/UEPB