“IA como máquina cultural – bibliotecas como protoarquivos generativos” foi tema de encontro promovido pelo Ibict e pela FBN

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realizaram edição do ciclo de palestras “Inteligência Artificial (IA) e Bibliotecas”.

Com o tema “IA como máquina cultural – bibliotecas como protoarquivos generativos”, o ciclo de palestras de 2025 contou com o palestrante Charlley Luz, líder do grupo PreservIA e pesquisador dedicado às interseções entre IA e preservação digital.

O evento aconteceu no dia 8 de dezembro, com transmissão pelo canal da instituição no YouTube. A mediação foi conduzida por Naira Christofoletti, coordenadora-geral do Centro de Pesquisa e Editoração da FBN.

O citado ciclo é fruto da parceria entre FBN e Ibict e tem como objetivo aprofundar o debate sobre o uso de IA no cotidiano das bibliotecas, ampliando a reflexão sobre tecnologias emergentes e seus impactos no acesso à informação.

As edições anteriores, disponíveis no YouTube da FBN, já abordaram temas como chatbots e assistentes virtuais (20/09/24), análises de dados em bibliotecas (25/10/24), aplicações de IA na preservação digital (27/11/24) e ferramentas de IA para transcrição paleográfica de manuscritos (13/10/25).

Fonte: @ibict (Instagram)