Campus de João Pessoa comemora sete anos de criação com programação científica e cultural

Palestras, mostra científica, show de talentos, gincana, oficina, corrida, lançamento de livro e apresentações culturais, são algumas das atividades que integram a programação do 7º aniversário do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, nos dias 27 e 28 de agosto, em João Pessoa.

A abertura do evento será no dia 27 de agosto, às 19h, no Auditório Pioneiros, com a apresentação de teatro com o Grupo Pé Quebrado apresentando a peça “Mistérios da Pedra Bonita”. Na sequência, haverá palestra com o reitor Rangel Junior, que abordará o tema da Mostra Científica “Ética e educação: temas e dilemas no século XXI”.

No dia 28 de agosto, a partir das 8h, haverá a 4ª edição da Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão, que contará com a apresentação de trabalhos desenvolvidos no Campus V. Durante a manhã deste segundo dia de atividades também serão realizadas caminhada e corrida pelos bairros do Cristo e Rangel, exposição de artesanato e cultura, oficina de anatomia humana e a mostra de vídeos “Doc Festival: novos olhares sobre Cristo e Rangel”.

Ao longo do dia haverá palestras e mesas-redondas nas três áreas das graduações do Campus V, gincana e o lançamento do livro “Seminário de saberes arquivísticos: práticas de leitura e escrita na universidade”, de autoria das docentes da UEPB, Eliete dos Santos e Francinete de Sousa.

A novidade desta edição é a mesa-redonda do Núcleo de Línguas do Campus V, voltada à exposição das atividades deste setor, possibilidades de pesquisas na área e importância do Núcleo para a comunidade acadêmica do CCBSA. A atividade contará com apresentações referentes a cada língua ofertada, com os professores Aparecida (Língua Francesa), Rosemary Evaristo Barbosa (Língua Portuguesa), Claudiane Costa Aguiar (Língua Inglesa e Proficiência), Eneida Gurgel (Língua Espanhola), tendo a coordenadora do Núcleo de Línguas, professora Mônica Santana, como mediadora.

O evento será encerrado com a premiação dos melhores pôsteres e vencedores da gincana; show de talentos, que este ano será realizado com a temática “Culturas Brasileiras”; e apresentações da “Arquibanda”, formada por estudantes e o professor Henrique França, do curso de Arquivologia da UEPB, e da banda paraibana “Diplomata 83”, formada por Cícero Jr. (guitarra) Flávio Soares (guitarra) Ricardo Lacerda (bateria) e Ítalo Lacerda (baixo).

Outras informações: centros.uepb.edu.br/ccbsa

Histórico do Campus V

Criado em 2006, após a conquista da autonomia financeira que viabilizou a expansão da UEPB, o Campus V – Ministro Alcides Carneiro trouxe para o litoral do Estado cursos pioneiros e formações com o intuito de atender a uma demanda local, como os bacharelados em Arquivologia, Relações Internacionais e Ciências Biológicas.

A escolha de Alcides Carneiro para nomear o CCBSA deu-se por ocasião do centenário de nascimento do paraibano, completado em 2006. Além disso, foi considerada a relevante atuação do homenageado, tanto como homem público, tendo sido Deputado Constituinte em 1946, assumido interinamente a Presidência da República e exercido outros cargos no âmbito federal, e também como homem das letras, tendo sido imortalizado pela Academia Paraibana de Letras.

Atualmente, o Campus de João Pessoa abrange os bacharelados em Arquivologia, Ciências Biológicas e Relações Internacionais, Mestrado em Relações Internacionais e Núcleo de Línguas, que funcionam na sede atual, na Rua Horácio Trajano de Oliveira, S/N, Cristo Redentor e um polo de Educação a Distância, cujas atividades são desenvolvidas na Avenida Coremas, 332, Centro. O Polo EaD oferece cursos de graduação em Letras e Geografia, voltados aos professores da rede pública de ensino (estadual e municipal) inscritos no Plano de Ações Articuladas (PAR) do Governo Federal e as graduações em Administração Pública e em Pedagogia, esta última presencial, com aulas aos sábados.

O CCBSA também sedia as aulas do curso de Licenciatura em Pedagogia, destinado à formação de professores, e a Especialização em Fundamentos da Educação, voltada aos professores efetivos da Rede Estadual de Ensino, com curso de graduação, além de técnicos e administradores escolares também com graduação concluída.

 

Fonte: ASCOM/UEPB