Projeto do curso de Arquivologia da UEPB promove a organização do arquivo do Hemocentro da Paraíba

Diante de uma sociedade cujas relações e processos estão intimamente relacionados à informação, o arquivo, enquanto unidade de informação, é um espaço de relevância sociocultural que deve ser valorizado. Nesse sentido, o curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem desenvolvido diversos projetos voltados a prestar assistência, por meio das atividades de estágio, pesquisa e extensão, a instituições públicas e privadas em toda a Paraíba. A iniciativa “HEMODOC: Projeto de extensão para a organização do Arquivo do Hemocentro da Paraíba”, é um exemplo desse tipo de atividade.

 

Coordenada pelo professor Sânderson Dorneles a ação extensionista é realizada com o intuito de demonstrar a importância da organização e racionalização das informações arquivísticas e possibilitar aos estudantes do Curso de Arquivologia a prática relacionada à teoria adquirida no decorrer da formação acadêmica e a qualificação profissional dos mesmos.

 

De acordo com o professor Sânderson o projeto foi pensado a partir de uma preocupação da servidora Teresa Cristina Rosa Romero, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Hemocentro da Paraíba, que propôs a oferta de estágio curricular e/ou projeto de extensão que pudessem auxiliar na organização do Arquivo da mencionada instituição para atender as reais necessidades de informação arquivística.

 

“As entidades produtoras e receptoras de documentos acumulam uma massa documental significativa que é armazenada, e, por isso, deve ser organizada com o intuito de dispor o acesso fácil aos seus usuários, especialmente os órgãos públicos. No entanto, embora pareça um processo fácil, a tarefa de organizar os arquivos de uma determinada instituição implica em métodos teóricos e um pensamento intelectual que exige um profissional específico e capacitado para desempenhar esta atividade”, explica o professor Sânderson.

 

O projeto de extensão conta com atividades como a estruturação do Plano de Classificação de Documentos a partir da Tabela de Temporalidade de Documentos já existente; aplicação de técnicas arquivísticas de ordenação de documentos; elaboração de instrumentos de pesquisa para o acervo, e treinamento da equipe de servidores do hemocentro, entre outras. Todas as ações contam com o apoio da coordenadora de Gestão de Garantia de Qualidade do Hemocentro, Valéria Lucena.

 

“A atenção dada ao Hemocentro, instituição humanística de vital relevância para qualquer ser humano do mundo, confirma uma relevante parceria entre o Curso de Arquivologia da UEPB e essa instituição de saúde pública, o que reforça o compromisso da universidade em promover extensão em prol da sociedade, além de difundir e executar os conhecimentos desenvolvidos na academia”, destaca o coordenador do projeto.

 

A iniciativa teve início em março de 2019 e segue em funcionamento até o mês de dezembro de 2019 com a participação de docentes e estudantes do curso de Arquivologia.

 

Fonte: http://centros.uepb.edu.br/ccbsa/projeto-do-curso-de-arquivologia-da-uepb-promove-a-organizacao-do-arquivo-do-hemocentro-da-paraiba/