Grupo CNPq UFSM Ged/A disponibiliza na Web oficina prática sobre o Software Livre AtoM (ICA-AtoM)

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) promoveu, junto ao grupo de pesquisa CNPq UFSM Ged/A – Documentos Digitais, uma oficina prática sobre o Software Livre AtoM (ICA-AtoM): Plataforma Arquivística de Acesso, Difusão e Descrição de Documentos na Web.

A oficina apresentou a Cadeia de Custódia e de Preservação de Documentos Digitais seguindo o modelo OAIS, descrevendo o processo no qual um pacote de documentos é tramitado do SIGAD para o RDC-Arq, no qual o documento e seus metadados serão arquivados e, posteriormente, uma representação/derivada desse pacote será disponibilizado para a plataforma ICA-ATOM para serem realizados os procedimentos de descrição, difusão e acesso.

A oficina teve a participação do Prof. Dr. Daniel Flores (Líder do Grupo CNPq) e Pesquisadores do Grupo de Pesquisa: Neiva Pavezi (Arquivista da UFSM), Tatiana Canelhas Pignataro (Aluna do Curso de Arquivologia via intercâmbio UnB), Sérgio Ricardo da Silva Rodrigues (Pesquisador do Grupo CNPq) e Pesquisadores que assistiram e colaboraram com a gravação da oficina.

Para acessar a gravação da oficina, acesse: http://farol.ufsm.br/videos/ver/613-gravacao-de-aula-do-curso-de-documentacao/