Revista História e Cultura, Qualis A3, está com submissão aberta até 12 de agosto

A Revista História e Cultura, ISSN: 2238-6270, Qualis A3, do Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), torna pública a chamada para o Dossiê Biografia e História: polifonia e experiências plurais. As submissões estão abertas até o dia 12 de agosto de 2024, pelo sistema OJS da revista História e Cultura.

Os artigos devem ser submetidos figurando a seção ARTIGOS – DOSSIÊ, respeitando as diretrizes da revista. São aceitos textos de autoria a nível de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado, em andamento ou concluído) e, no máximo, três autores(as). A previsão de publicação do dossiê é dezembro de 2024 no v. 13, n. 2.

A proposta das editoras com este dossiê é ampliar as histórias que foram suprimidas, subvalorizadas ou esquecidas e, assim, contribuir para uma compreensão mais abrangente da história e da representação social, enriquecendo a visão do passado e, consequentemente, incitando mudanças para o presente.

Assim, visa-se à identificação de fontes capazes de tornar-se objeto de análise e reativação das narrativas inscritas a partir dos próprios sujeitos e/ou das instituições. No Brasil, é somente a partir dos anos 1980 que a biografia é ressignificada pelo debate historiográfico ampliando suas possibilidades, sujeitos e fontes. Submetidas enquanto matéria de pesquisa, as autobiografias, biografias e trajetórias de vidas destacam-se como relevante material de pesquisa e divulgação.

Fonte: https://seer.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/about/submissions