Programa de Graduação Integrada à Pós-Graduação stricto sensu quer integrar graduação na formação de mestres e doutores

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou no Diário Oficial da União, em 16 de setembro, a Portaria nº 291/2024 que lança o Programa de Graduação Integrada à Pós-Graduação stricto sensu (GradPG).

O objetivo é ampliar a formação de mestres e doutores, incentivar a produção de conhecimento acadêmico e estimular que estudantes de graduação se interessem em cursar a pós-graduação.

Poderão participar do GradPG as Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, que tenham programas de pós-graduação com notas de 5, 6 e 7 na avaliação da Capes e que decidam receber estudantes de cursos de graduação para cursar a pós-graduação.

Dentre outras finalidades, o GradPG pretende incentivar ainda mais o ingresso nos cursos de mestrado e doutorado de estudantes que ainda estejam cursando a graduação.

Para participar do GradPG, o estudante de graduação deverá ter alto rendimento acadêmico, cumprido pelo menos 50% dos créditos obrigatórios do curso da graduação, participado de projeto de iniciação científica e comprovar a aprovação no processo seletivo para a pós-graduação.

A seleção se dará por meio de chamadas públicas. Este processo definirá, por exemplo, as modalidades de apoio concedido, como bolsas e recursos de custeio e de capital, e os critérios de participação de estudantes de graduação.

Texto: CGCOM/CAPES

Fonte: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/programa-da-capes-quer-integrar-graduacao-e-pos-graduacao