Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a cultura popular paraibana e brasileira têm um local próprio para valorização, pesquisa e memória. Ao entrar no Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular (Nuppo) o visitante emerge na variação multicultural paraibana, retratadas nas peças de cerâmica, esculturas, candeeiros e lamparinas, brinquedos tradicionais, artesanato, gravuras, ex-votos, babaus, artefatos da cultura indígena, representações religiosas cristãs e de matriz afro-indígenas, entre outros itens que compõem as exposições do Museu da Cultura Popular.
O Museu da Cultura Popular do Nuppo fica aberto à visitação pública de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para visitação em grupo é recomendado o agendamento prévio pelo telefone 3216-7069. Pode-se, inclusive, solicitar acesso à uma coleção específica, conforme explica a Profa. Bernardina Freire, vice-coordenadora do Nuppo.
No Arquivo Cultural é possível encontrar registros de manifestações culturais de todas as cidades da Paraíba, como a nau catarineta de Cabedelo e de Areia, o cavalo marinho de Bayeux, dança do coco de Forte Velho, Cavalhada em Itabaiana e outras raridades.
“Aqui no Nuppo o pesquisador vai encontrar acervo de contadores de histórias populares, a exemplo de Luzia Tereza, a peças de Tota, de Maria dos bichos. Da xilogravura ao trabalho com barro, da peça ricamente produzida com uma estética centrada a um carrinho de rolimã, então tem aí uma possibilidade enorme de conhecimento dessa cultura popular”, disse a docente.
Reportagem: Elidiane Poquiviqui