O Arquivo Nacional possui tesouros documentais em vários gêneros: manuscritos, impressos tipográficos, desenhos, mapas, fonogramas, fotografias, filmes, vídeos, entre outros.
Por meio dos documentos dessa secular instituição, é divulgado e socializado no Canal do YouTube do Grupo de pesquisa Memória, Informação, Discurso e Ciência (MIDisC) o lançamento do longa-metragem alusivo aos 200 anos da Independência do Brasil.
No documentário intitulado “A Independência do Brasil narrada pelos arquivos”, ao mesmo tempo que expõe, é celebrado tal evento, seus desdobramentos e repercussões por meio dos registros documentais conservados nessa instituição. Esse enlace entre Arquivologia e História é apresentado pelo arquivista Dr. Eliezer Pires da Silva e pela historiadora Dra. Renata Vale, utilizando documentos textuais, iconográficos, cartográficos e audiovisuais para embasar a narrativa.
O mote “independência do Brasil” também mostra o cuidadoso e o minucioso trabalho dos arquivistas quanto à organização, ao tratamento técnico, à preservação, à conservação, à disseminação e à disponibilização, visando ao acesso e ao uso dos documentos; inclui-se ainda, na Era das Redes, a atualização do Arquivo Nacional com as práticas de digitalização, promovendo a modernização dos seus serviços arquivísticos.
Tal produção audiovisual faz parte do projeto de pesquisa realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), contemplado no edital Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) no E_36/2021.