Docente do Câmpus V ministra minicursos gratuitos de educação fiscal e assessoria de projeto de pesquisa

Com o objetivo de conscientizar os discentes sobre o pleno exercício da cidadania fiscal e no intuito de assessorar estudantes da UEPB no processo de concepção de trabalhos acadêmicos, a professora do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Cristiane Gomes, irá ministrar, a partir do dia 7 de junho, o minicurso de educação fiscal e a qualificação em assessoria de projetos de pesquisa.

A docente, que é coordenadora do Projeto de Extensão – NAF Monteiro (Núcleo de Assessoramento Fiscal) do Câmpus de Monteiro (Campus VI) e possui experiência na temática, deve oferecer aos estudantes conhecimentos ligados a educação fiscal. A iniciativa visa sensibilizar o indivíduo da importância dos tributos e de sua correta aplicabilidade.

“O curso deve fornecer conhecimentos básicos para a compreensão dos mecanismos de arrecadação dos tributos; aprimorar a consciência dos discentes acerca da necessidade de entender a importância do espaço coletivo, e em acompanhar a gestão das contas públicas pelos governantes; estimular a consciência crítica para a formação de uma sociedade capaz de exercer o controle social; conscientizar os cidadãos para a função socioeconômica dos tributos; incentivar o acompanhamento e fiscalização acerca da aplicação dos recursos públicos; promover a reflexão sobre as práticas sociais; incentivar a participação do cidadão na gestão dos recursos públicos”, explica a professora Cristiane.

O minicurso de educação fiscal será realizado nas quintas-feiras, das 14h30 às 17h30. A inscrição para o aperfeiçoamento deve ser feita até o dia 3 de junho via formulário eletrônico (https://forms.gle/FkbdYVAsQr7ecmwj6).   Os participantes recebem uma certificação de 30 horas.

Já o minicurso de assessoria de projetos de pesquisa busca auxiliar os estudantes que precisarem obter mais conhecimentos para a construção dos projetos de pesquisa. Esse será realizado às terças das 14h30 às 17h30 (Turma A) e quartas, das 18h30 às 21h30 (Turma B). As inscrições neste curso também são realizadas até o dia 3 de junho em formulário próprio (https://forms.gle/pPqAVscXQ7zatJaKA).

Outras informações: cristianegs@servidor.uepb.edu.br

Texto: Juliana Marques

Fonte: https://centros.uepb.edu.br/ccbsa/docente-do-campus-v-ministra-minicursos-gratuitos-de-educacao-fiscal-e-assessoria-de-projeto-de-pesquisa/