Projeto SESA: práticas arquivísticas e relatos de estágio serão apresentados em eventos esta semana

Com uma atuação marcada pela cooperação acadêmica e discussão de temáticas voltadas à tecnologia, inovação científica e desenvolvimento acadêmico e profissional, o Programa “Seminário de Saberes Arquivísticos: tecnologia, inovação e práticas (SESA)”, vinculado ao curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem empreendido diversas iniciativas voltadas não apenas à comunidade do curso de Arquivologia mas, que atende estudantes e pesquisadores das ciências sociais em geral, do Brasil e de outros países.

A partir dessa perspectiva, nesta sexta-feira, 23 de abril, às 8h30, também pelo canal do projeto SESA, será realizada a mesa “Práticas arquivísticas e formação profissional dos estágios ao mercado de trabalho”. O evento contará com a participação da coordenadora do programa SESA e do curso de Arquivologia, professora Eliete Correia dos Santos, da coordenadora de políticas Arquivísticas da Associação dos Arquivistas da Paraíba, Rita São Paio e do professor do curso de Arquivologia, Vancarder Brito.

Também nesta sexta-feira, às 9h30, serão apresentados relatos de estágio em Arquivologia. Participam desta atividade os discentes Elvis Chaves, Maria do Socorro Oliveira, Ana Carolina Santos e Saulo de Tarso Gomes.

Os dois eventos contam com o apoio dos coordenadores dos projetos de extensão que estão vinculados ao SESA: Arquivologia, linguagem e tecnologia: nivelamento e letramento na universidade” e “Pedipaper SESA: Conhecer João Pessoa com desporto, educação cultural e ambiental”, ambos coordenados pela professora Eliete Correia dos Santos; “Comunicação e informação do SESA: difusão da Arquivologia em redes sociais e Internet”, coordenado pela professora Zilka Nanes Lima; “Hemodoc: projeto de extensão para a organização do arquivo do hemocentro da Paraíba”, coordenado pelo professor Sânderson Lopes Dornelles; “Memória, sociedade e cidadania (MUDDE): reflexões para além dos muros acadêmicos”, coordenado pela professora Suerde Miranda Brito e “Práticas arquivísticas e formação profissional: dos estágios ao mercado de trabalho”, que é coordenado pelo professor Vancader Brito. O programa e os subprojetos vinculados foram aprovados na cota PROBEX 2020/2021 da Pro-reitoria de Extensão da UEPB.

Texto: Juliana Marques

Fonte: http://centros.uepb.edu.br/ccbsa/projeto-sesa-acessibilidade-e-praticas-arquivisticas-serao-discutidos-em-eventos-esta-semana/