Inscrição para “Oficina de Criação de Filmes Lanterna Mágica!” – incentivo ao uso de documentos de arquivos

Participe da Oficina de Criação de Filmes Lanterna Mágica! As inscrições podem ser feitas a partir de 21 de junho até 9 de julho por meio do formulário google: http://bit.ly/lanternamagica2021.

A oficina acontece no âmbito do Arquivo em Cartaz 2021 – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, em formato online.  Tem como objetivo incentivar a utilização de documentos de arquivo como fonte de inspiração artística e desenvolvimento científico. A partir de uma seleção de imagens em movimento, fotografias, sons, mapas e documentos escritos sob a custódia do Arquivo Nacional, os alunos da oficina participam de discussões teóricas e experimentações práticas para produzir uma obra final elaborada e realizada em pequenos grupos.

Neste ano serão oferecidas 16 vagas, e mais 4 destinadas a servidores do Arquivo Nacional e/ou indicados por instituições parceiras. 

Para orientar os debates, a cada edição contamos com um profissional com vasta experiência no universo dos arquivos e cinema. Neste ano teremos o prazer de contar com a cineasta Alice de Andrade para esta função, além de aulas com servidores do Arquivo Nacional, com o objetivo de aproximar os alunos do acervo da instituição.

Ao final das aulas teóricas, cada grupo deverá produzir um curta-metragem e contará com a estrutura de ilha de edição remota disponibilizada pela oficina. Os filmes produzidos no âmbito da oficina, concorrerão entre si na Mostra Oficina Lanterna Mágica, durante a programação do festival Arquivo em Cartaz.

Consulte o regulamento.

Fonte e texto: https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/arquivo-em-cartaz/oficina-lanterna-magica-1/oficina-lanterna-magica