Curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba promove V Semana Nacional de Arquivos na Paraíba

Alusiva a V Semana Nacional de Arquivos (SNA) na Paraíba, a coordenação do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) organizou a seguinte programação:

8 DE JUNHO – BR: às 19h | PT: às 23h. MESA-REDONDA: Mulheres, Arquivos e a Arquivologia Brasileira. Palestrantes: Profa.  Dra. Jacqueline Ribeiro Cabral – UFF; Profa. Rita São Paio – AAPB; Profa.  Dra. Raquel Luise Pret – UFF. Mediação: Prof. Me. Sânderson Lopes Dorneles – UEPB.

9 DE JUNHO – BR: às 10h | PT: às 14h. TEMA: Memória e Arquivos no contexto dos movimentos sociais. Palestrante: Profa. Dra. Roberta Pinto Medeiros – FURG. Mediação: Prof. Dr. Ramsés Nunes e Silva – UEPB.

10 DE JUNHO – BR: às 10h | PT: às 14h. TEMA: Transformação digital e os arquivos do futuro: A experiência da DGLAB (Portugal). Palestrante: Dr. Pedro Penteado – Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas – Portugal. Mediação: Dra. Eliete Correia dos Santos – UEPB.

Em função da necessidade de isolamento social, o evento será transmitido pelo canal do YouTube “Projeto Sesa On-line” e emitirá certificado de participação.

Segundo a professora Dra. Eliete Santos, coordenadora do curso de Arquivologia da UEPB, esse será mais um momento de integração, atualização, socialização e troca de saberes, fundamentais para a comunidade acadêmica, formada por pesquisadores, discentes, docentes, pós-graduandos e profissionais da área.

Para a sociedade, tais eventos são necessários para demonstrar e reforçar o significado, a contribuição e a repercussão do arquivista para manutenção da democracia no processo de acesso e de transparência das informações, concluiu.

Fonte: coord.arquivologia.ccbsa@setor.uepb.edu.br