Conversas sobre Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural terá edição especial

No dia 17, às 17h, em celebração ao Dia do Patrimônio Cultural, a Rede de Museus da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promoverá a palestra on-line “O Patrimônio antes de Rodrigo”, do professor Andrey Rosenthal Schlee, da Universidade de Brasília (UnB). Para participar, basta acessar este link. A conversa também será transmitida na página da Rede de Museus UFPel no Facebook.

O título da palestra se refere ao advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898-1969), primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Ele comandou a instituição de 1937, ano de sua criação, até 1967. Em homenagem a Rodrigo, o dia 17 de agosto, data de seu nascimento, foi definido como o Dia Nacional do Patrimônio Cultural.

A palestra, uma ação do projeto “Conversas sobre Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural”, explorará um conjunto de iniciativas que, antes da criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (atual IPHAN), contribuíram para a construção de uma ideia de Patrimônio Nacional no Brasil, e para a proteção de um significativo conjunto de bens culturais.

Para receber o certificado de participação será necessário preencher o formulário disponibilizado pela organização durante a palestra.

Sobre o projeto

O projeto “Conversas sobre Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural” é realizado pela Rede de Museus da UFPel em parceria com a Associação de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul (ACOR-RS) e o Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel.

Texto e fonte: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2021/07/30/conversas-sobre-conservacao-e-restauracao-do-patrimonio-cultural-tera-edicao-especial/