Revista Encontros Bibli passa a aceitar “Artigo de Dados”

A partir do dia 08 de maio de 2020, a Revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passou a aceitar publicação nominada “artigos de dados”.

Um artigo de dados é um documento onde se descreve um determinado conjunto de dados ou um grupo de conjuntos de dados, e que é revisado por pares e publicado na forma de um artigo em um periódico acadêmico.

Este tipo de publicação trará como benefícios para os pesquisadores:

1) receber crédito através da indexação e citação do artigo publicado, da mesma forma como em artigos acadêmicos convencionais, oferecendo benefícios a autores em relação ao reconhecimento;

2) aumentar a visibilidade, utilização e credibilidade dos recursos de dados que publica;

3) rastrear de forma mais eficiente o uso e as citações dos dados que publica. (GLOBAL BIODIVERSITY INFORMATION FACILITY, 2019)

Um artigo de dados é diferente de um artigo de pesquisa regular, este simplesmente descreve dados, portanto, ele não fornece conclusões ou interpretações.

Estas iniciativas visam criar um espaço, onde os autores, leitores, avaliadores e toda a comunidade interessada em aprofundar seus conhecimentos nas áreas de Informação e Comunicação, possam colaborar e contribuir ao desenvolvimento das ciências; onde dados de pesquisa, notas de laboratório e outros processos de pesquisa estejam disponíveis de forma aberta, amparado por políticas que permitam a reutilização, redistribuição e reprodução das pesquisa, dados e métodos usados.

Fonte: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/announcement/view/1566