Câmpus V da UEPB celebra 14 anos com programação de atividades online e inauguração de novos espaços

O mês de agosto no Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em João Pessoa, tradicionalmente é marcado por diversas atividades alusivas ao aniversário de fundação do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), celebrado em 28 de agosto. Porém, com a necessidade de isolamento social e suspensão das atividades presenciais acadêmicas e administrativas, os 14 anos de constituição do Câmpus de João Pessoa serão celebrados com adequações à nova realidade. Para tanto, estão programadas palestras, painéis, mesas de discussão e mini cursos, todos online, direcionados à temática norteadora do evento “14 anos do Câmpus V: Iniciativas empreendedoras e inovação no CCBSA/UEPB”. Parte das atividades serão transmitidas ao vivo pelo canal do Youtube do CCBSA e página no Facebook e outras ocorrerão pela plataforma Google Meet.

Na ocasião, a direção do CCBSA realizará, no dia 27 de agosto a inauguração de novos espaços e reformas realizadas no câmpus V que tiveram início antes da pandemia, tais como, a copa dos técnicos-administrativos, secretaria do CCBSA, salas da infraestrutura, protocolo, arquivo e setor de acessibilidade/inclusão. Esta ação não contará com a presença de público e será divulgado um vídeo com as imagens da atividade, para que o público possa acompanhar.

Compõe a programação de aniversário do câmpus V uma exposição de fotografias do curso de Arquivologia, que ficará disponível na página do curso no Facebook a partir do dia 26 de agosto. O curso de Arquivologia também realizará, através do Google Meet, no dia 26 de agosto, às 19h30, a mesa “Caminhos da Pesquisa Científica: acesso e uso de base de dados no fazer da ciência”, com a participação da professora da UFPB, Bernardina Freire, e da professora da UEPB, Jacqueline Echeverría Barrancos, com a mediação da professora da UEPB Manuela Eugênio Maia. A atividade está vinculada ao projeto de extensão “Socialização de bases de dados científicas no âmbito da pesquisa acadêmica”. Os interessados em participar desta palestra devem acessar o formulário de inscrição e o link de acesso será encaminhado aos participantes previamente inscritos.

Na quarta-feira, dia 26 de agosto, das 9h30 às 11h30, será realizada a mesa “Novas Oportunidades, Novos desafios no Campus V”, com a participação dos professores do CCBSA, Cléber Ibraim Salimon, Marcionila Fernandes, Sanderson Lopes Dorneles, Giuliana Dias Vieira, com a mediação do diretor adjunto do CCBSA, professor Ênio Wocyli Dantas. Ainda no dia 26 de agosto, às 15h, será realizada a mesa “Universidade e sociedade, os desafios contemporâneos”, que terá como participantes os professores do CCBSA, Carlos Enrique Ruiz, Cleber Ibraim Salimon, Henrique Elias França, e o professor Ênio Wocyli Dantas como moderador. Essas atividades serão transmitidas pelo canal do Youtube do CCBSA e página do Câmpus V no Facebook.

A programação remota de aniversário do Câmpus V prossegue no dia 27 de agosto, com os minicursos do Núcleo de Línguas: “Classes Gramaticais no Ensino de Inglês Aplicadas ao vocabulário da pandemia de 2019”, a ser realizado das 13 às 14h pelo professor Marcelo Amaro da Silva; “Regras de cortesia e choques Culturais no ensino de ELE”, das 14 às 16h, tendo como ministrantes as professoras Eneida Maria Gurgel de Araújo e Kariny Dias de Oliveira, e “Curiosidades francesas: importante conhecê-las”, que será realizado das 16 às 17h com as professoras Maria Rennally Soares da Silva e Rossana Souto Lima Koffmann. Os minicursos do Núcleo de Línguas serão realizados pela plataforma Google Meet cujo link para acesso será encaminhado para participantes inscritos previamente através do endereço: https://linktr.ee/nucleodelinguas.

Na quinta-feira, dia 27 de agosto, às 19h, o evento conta também com a mesa  “COVID-19 e a Modernidade: mais uma crise ou esgotamento de um sistema de reprodução da existência?”, com os palestrantes Filipe Reis Melo, Francisco Jaime Bezerra Mendonça Júnior e  Vancarder Brito. Esta atividade será transmitida pelo canal do Youtube do CCBSA e página do Câmpus V no Facebook.

Na sexta-feira, 28 de agosto, data em que o Câmpus V completa 14 anos de existência, conta com a mesa, que será transmitida pelo canal do Youtube do CCBSA e pela página do Câmpus V no Facebook, ”Empreendedorismo e ações inovadoras na UEPB”, a ser realizada das 9 às 10h30, com a participação da diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UEPB, professora Alessandra Teixeira, do diretor do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da UEPB, professor José Félix de Brito Neto, da diretora do CCBSA, professora Jacqueline Barrancos, e do diretor do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde da UEPB, Manuel Antônio Gordon Nuñez.

Ainda no dia 28 de agosto, a partir das 19h será realizada a mesa “Os registros das informações orgânicas em saúde: A Arquivologia e os Arquivistas no enfrentamento das pandemias”, com a participação do professor da UFBA, Francisco Pedroza, e da arquivista e mestranda em Ciência da Informação, Tereza Ludimila de Castro Cardoso, contando com a moderação da professora Suerde Brito. Essa ação poderá ser acessada pelo canal do Youtube do CCBSA e na página do Câmpus V no Facebook.

O encerramento das atividades alusivas aos 14 anos do CCBSA ocorrerá na segunda-feira, dia 31 de agosto, às 19h, também através do Youtube do CCBSA e página do Câmpus V no Facebook, com o painel integrado “Nas Trilhas da difusão científica: a visibilidade dos projetos do Campus V da UEPB”, com a participação das bibliotecárias Danielle Harlene Moreno e Liliane Braga Holanda, da professora Jacqueline Echeverría Barrancos e da discente Gabrielle Torres, tendo a assessora de comunicação Juliana Marques como mediadora. Na ocasião as palestrantes apresentarão os dados de ensino, pesquisa e extensão do CCBSA, quais os projetos desenvolvidos no Câmpus V, as áreas aos quais são vinculados, entre outras questões.

De acordo com a professora Jacqueline Barrancos a temática do empreendedorismo foi pensada para esta edição do evento considerando a necessidade de adoção de um perfil empreendedor por todos da comunidade acadêmica para a superação das dificuldades desse novo momento que a sociedade enfrenta. A docente enaltece ainda as conquistas vivenciadas pelo Câmpus V e os desafios que virão.

“Estamos vivendo no momento uma situação totalmente diferente dos outros anos. Para mim representa um território de grandes desafios que nos convida a repensar questões como a saúde pública, o distanciamento social, a adoção das tecnologias digitais da informação e comunicação. E embora reconheça que precisamos aprender, e que não dominamos um repertório das verdades absolutas acredito que soubemos reagir e nos adaptar com um trabalho em equipe, e a programação do aniversário do Câmpus representa isso. Continuamos trabalhando remotamente, realizando nossas reuniões e vamos realizar diversas atividades e discussões que não deixam passar em branco essa data do aniversário do CCBSA. Esse ano não poderemos realizar a mostra científica presencialmente, mas, desde o início da pandemia o projeto “Nas trilhas da difusão científica”, através do Instagram @cienciaabertauepb, tem divulgado os projetos do Câmpus V, e a equipe irá apresentar os dados sobre as ações que estamos desenvolvendo. Então essa é a perspectiva desse evento, mostrar que apesar das readequações necessárias estamos motivados e trabalhando com dedicação e orgulho da nossa instituição”, avalia a professora Jacqueline.

Com exceção dos minicursos no Núcleo de línguas e da palestra a ser realizada na noite de 26 de agosto, que serão transmitidos pelo Google Meet, e da inauguração dos espaços novos no Câmpus V, cujo vídeo será gravado e disponibilizado nas redes sociais do Campus posteriormente, as demais atividades do evento serão transmitidas em tempo real pelo Youtube do Campus V e página do CCBSA no Facebook. Todas as atividades são promovidas pela direção do CCBSA em parceria com as coordenações dos cursos com o apoio de projetos do CCBSA. E a transmissão das atividades conta com o auxílio da equipe do projeto SESA.

Acesse a programação completa aqui.

Texto: Juliana Marques