CURSO PRESENCIAL | Organização do Arquivo em EMPRESA PRIVADA
Sempre quando se cria um novo documento, seja no formato papel ou eletrônico, a primeira pergunta que vem é, qual o nome que darei para este documento, como e onde arquivar, já tenho pastas com este tipo documental/assunto, quanto tempo vou guardar?
Estas e outras dúvidas serão sanadas neste curso, que será um passo a passo para que você possa ter uma rotina na produção, recepção, indexação, catalogação/descrição e arquivamento de documentos, sem traumas. Serão focadas as áreas Contábil, Fiscal e Recursos Humanos em empresa privada.
Indicado para Profissionais das áreas Administrativas, Contábil, Fiscal, Jurídica, Arquivistas, Contadores, Analistas Contábil, Auxiliar de Arquivo, Bibliotecários, Secretárias e os responsáveis pelo arquivamento de documentos na empresa. Recomendamos a participação apenas de profissionais que trabalham em empresas privada.
FACILITADOR: Juan Cacio Peixoto
PALESTRANTE: Ana Cristina Coutinho Flôr (Arquivista- Jornal A União)
PROGRAMA
1- Quatro fases importantes no dia a dia
- Recepção de documentos;
- Análise e seleção de documentos;
- Registro e encaminhamento;
- Arquivamento de documentos;
2- Criando os espaços para a guarda do Arquivo
- Fases do Arquivo: Corrente, Intermediário, Permanente;
- O Arquivo empresarial: planeje o espaço;
- Arquivo Deslizante, estantes e armários;
- O arquivo de maior manuseio;
3- Eliminando documentos com segurança
- Não é simples eliminar documentos;
- Como analisar documentos legais para descartar?
- A legislação para as áreas Contábil, Fiscal e RH;
- Onde encontrar a legislação?
4- Definindo a metodologia de organização
- Conheça os documentos, depois defina a metodologia;
- Qual a função dos documentos;
- Metodologia de organização. Por onde começar?
- Organizando pelo mais fácil;
4.1- Organizando por Departamento
- Arquivo Contábil: atenção nas datas, vencimento, competência e contabilização;
- Arquivo Fiscal: atenção ao arquivo eletrônico;
- Arquivo de RH: atenção nas ações trabalhistas;
5- Identificando documentos para digitalizar
- Posso digitalizar e eliminar?
- Atenção em cada etapa da digitalização;
- Facilite o trabalho e padronize;
- Utilize o padrão de linguagem contábil;
6- Muitas dicas de organização.
- Perder tempo procurando informações, documentos ou outros objetos pode atrasar tarefas e até criar desentendimentos difíceis de contornar. Um dos atributos de um bom ambiente corporativo é ser ao menos razoavelmente organizado, para que as informações e ferramentas possam ser partilhadas e identificáveis.
DATA E LOCAL
29 de maio – QUARTA-FEIRA | João Pessoa – PB | 70 VAGAS
MRH Gestão de Pessoas e Serviços – Av. Flávio ribeiro Coutinho, 115 – 3º andar, Mag Shopping – Tel: 3244-4488
HORÁRIO E CARGA HORÁRIA
9h00 às 18h00 | 8h
INVESTIMENTO
R$ 125,00
A renda obtida será revertida para a Casa da Criança com Câncer.