A Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (RBBD), produzida pela Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB), publicou, em 9 de maio deste ano, o 2° número do volume 14.
Com periodicidade quadrimestral, a revista lança o 2° número do ano (maio/agosto) trazendo os seguintes artigos:
- A política de indexação nas produções científicas brasileiras em Ciência da Informação;
- As Bibliotecas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma análise de literatura científica;
- Hipertexto: início, evolução, características;
- Aportes para a implantação de um repositório de narrativas na UFPA: disseminando e ampliando o acesso à informação;
- O bibliotecário e a percepção do seu espaço físico e ambiental;
- Marketing em gestão: um estudo na biblioteca central da UFPB;
- A iniciação científica e tecnológica na educação superior a distância;
- Ferramentas de métricas alternativas para livros;
- Biblioteca viva em hospitais: a importância da leitura como estratégia de humanização, a experiência do Instituto Fernandes Figueira;
- Websites das bibliotecas universitárias como dispositivos de comunicação e potencializadores do acesso à informação;
- O uso de redes sociais como estratégia de marketing em unidades de informação: estudo de caso da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos;
- A informação enfurecida e a missão do bibliotecário em tempos de pós-verdade: uma releitura com base em Ortega y Gasset;
- A Folksonomia das hashtags como instrumento de militância contra o assédio sexual no Facebook: Avaliação da hashtag #mexeucomumamexeucomtodas;
- A representação da informação nos arquivos do IPHAN: uma proposta de tesauro na área de patrimônio cultural;
- O retrato do Bibliotecário atuante no Norte de Minas Gerais;
- A aquisição de livros em bibliotecas universitárias sob a perspectiva da gestão de processos;
- Comportamento informacional de gestores de políticas públicas em meio ambiente do Distrito Federal;
- Competência em informação: uma análise sobre a prática do bibliotecário escolar durante o processo de busca da informação;
- Nas estantes das bibliotecas, gêneros e silêncios;
- Acesso à informação para construção da cidadania de mulheres transexuais e travestis: Resoluções do Nome Social como estratégia de inclusão.
A publicação, na íntegra, pode ser conferida em rbbd.febab.org.br/rbbd/issue/view/83 .