Chamada aberta para edição comemorativa da Revista Acervo

A Revista Acervo, do Arquivo Nacional, está com chamada aberta para submissão de textos até 30 de junho deste ano. Com publicações semestrais, será lançada edição comemorativa da revista em alusão aos 180 anos de fundação do Arquivo Nacional.

 

Com o tema “Estado da arte da pesquisa em Arquivologia”, a edição levará em consideração o atual cenário arquivístico, seus limites e possibilidades, bem como busca apresentar a realidade dos arquivos e suas perspectivas de desenvolvimento no futuro, incluindo os debates no âmbito dos documentos digitais.

 

Pretende-se abordar artigos de natureza teórica e epistemológica; discussões e reflexões político-filosóficas sobre os conhecimentos que temos hoje e as tendências que vêm determinando novas formas de produção, gestão e uso dos arquivos em geral; estudos sobre a preservação de acervos digitais e não-digitais, entre outros.

 

A edição comemorativa da revista Acervo aceita textos de doutores para as seções Dossiê Temático, Artigos Livres, Resenhas e Documentos, sob a organização de Adriana Cox Hollós, doutora em Ciência da Informação e Eliezer Pires da Silva, doutor em Memória Social.