#ArquivosParaNãoEsquecer

A Associação Latino-Americana de Arquivos (ALA) divulgou em sua conta no twitter a hashtag a ser utilizada em alusão ao Dia Internacional de Arquivos, comemorado no dia 9 de junho.

 

#ArquivosParaNãoEsquecer foi escolhida em votação pública realizada via Twitter. Os países de língua espanhola usarão a #ArchivosParaNoOlvidar.

 

Criada em 1993, a Associação Latino-Americana de Arquivos é uma entidade de caráter profissional e cultural, sem fins lucrativos, tendo por objetivo a promoção do desenvolvimento arquivístico dos países de língua espanhola e portuguesa da América Latina, Espanha e Portugal, caracterizando-se como um dos ramos regionais mais ativos do Conselho Internacional de Arquivos (CIA).

 

O Dia Internacional dos Arquivos foi instituído pela Assembleia Geral do CIA. Foi escolhida esta data, por ter sido precisamente a 9 de junho de 1948 que a UNESCO criou o Conselho Internacional de Arquivos. O objetivo da criação deste Dia é proporcionar condições para que se desenvolvam ações de promoção e divulgação da causa dos arquivos em todo o mundo.

 

A data será comemorada no Brasil dentro da 2ª Semana Nacional de Arquivos (4 a 9 de junho de 2018), promovida pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do Ministério da Cultura.

 

Para maiores informações, acessem:

twitter.com/alaarchivos

www.alaarchivos.org