Aberta inscrições para a 2ª Semana Nacional de Arquivos

Estão abertas até o dia 18 de maio as inscrições para a participação de instituições arquivísticas na 2ª Semana Nacional de Arquivos: período dedicado a eventos acadêmicos e culturais relacionados aos arquivos e às entidades culturais de todo o país.

O tema desse ano, “Governança, memória e herança”, contemplará todo e qualquer arquivo que tenha relações com os sistemas de governos municipais, estaduais, federal, ou que ajude na preservação da memória, em benefício da sociedade para a qual serve, e se mostra como uma excelente oportunidade para que os profissionais da área e os acervos com os quais trabalham ganhem maior visibilidade, compartilhando as experiências de cada instituição.

A 2ª Semana Nacional de Arquivos vai ser realizada de 4 a 9 de junho de 2018, se inserindo no calendário internacional de celebração do Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho). O evento é uma das ações previstas no Plano Setorial de Arquivos (2017-2027), elaborado pelo Colegiado Setorial de Arquivos do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do Ministério da Cultura.

Na edição de 2017, mais de 150 instituições em todo o país fizeram algum tipo de atividade a fim de chamar a atenção do público para o trabalho em arquivos. Podem participar as instituições arquivísticas, centros de memória e demais entidades detentoras de acervos, público ou privado, programando eventos, tais como: exposições, visitas mediadas, rodas de conversas, palestras, exibições de filmes, espetáculos artísticos entre outros.

Para inscrever sua instituição basta preencher o formulário que se encontra no link abaixo.

http://semanadearquivos.arquivonacional.gov.br/index.php/pt-br/formulario