JEP 2017 acontecerá em setembro

As Jornadas Europeias do Patrimônio (JEP) serão realizadas entre os dias 22 e 24 de setembro de 2017. Anunciada pela Direção Geral do Patrimônio Cultural (DGPC), as jornadas deste ano terão como foco temático “Patrimônio e Natureza”.

O tema escolhido pretende ressaltar a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História, mostrando como o patrimônio e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões, mais urbanas ou mais rurais. A relação patrimônio e natureza pode ser uma fonte inesgotável de conhecimento, de criatividade e de recreação, e nela reside um enorme potencial para um desenvolvimento cultural, social e econômico equilibrados.

As jornadas pretendem também enfatizar o desenvolvimento sustentável, tendo em conta as alterações climáticas decorrentes do aquecimento global do planeta, e os fenômenos daí decorrentes, como cheias, deslizamentos de terras e incêndios.

A DGPC, entidade que coordena a programação e divulgação das JEP, convida as entidades públicas e privadas a associarem-se a estas Jornadas, que têm tido uma crescente adesão ao longo dos últimos anos.

Para maiores informações acessar: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/en/news/iniciativas/jornadas-europeias-do-patrimonio-2017-patrimonio-e-natureza-22-23-e-24-de-setembro/