CICOP Brasil promoverá congresso para salvaguarda do patrimônio cultural

O Centro Internacional para a Conservação do Patrimônio Brasil (CICOP), que possui a finalidade de promover a proteção do patrimônio cultural e da humanidade, promoverá entre os dias 03 e 07 de outubro de 2017 o I Congresso Nacional para Salvaguarda do Patrimônio Cultural, com a temática “Tratando Fronteiras do Patrimônio: preservação como fortalecimento das identidades e da democracia”.

O evento pretende obter o envolvimento de pesquisadores, alunos de pós-graduação, graduação e parcelas mais amplas da sociedade (arquitetos, engenheiros, historiadores, arqueólogos, geógrafos, advogados, entre outros), na abordagem e discussão da dimensão cotidiana do patrimônio e os desafios para sua preservação.

O Congresso pretende discutir sobre políticas e o uso de tecnologias para proteção, preservação, conservação, restauração, reabilitação e revitalização de bens materiais e imateriais, pertencentes à identidade, à ação, à memória dos diversos grupos existentes na sociedade brasileira.

As linhas temáticas a serem tratadas no Congresso serão:

  1. Patrimônio como política: gestão, políticas e programas públicos e ações privadas;
  2. Patrimônio como paisagem: paisagens culturais e lugares de memória; patrimônio imaterial e a ressignificação da paisagem;
  3. Patrimônio como projeto: projetos ou considerações sobre restauro, conservação, reabilitação ou requalificação do espaço urbano e do edifício.

Para maiores informações, acesse: https://cicop2017ufmt.wixsite.com/cicop