8º Seminário de Saberes Arquivísticos recebe trabalhos e inscreve participantes para evento que ocorre em agosto

Com o objetivo de aguçar o debate de questões inerentes à Arquivologia no cenário atual e vislumbrar a inovação científica a partir de demandas e entornos sociais, o projeto de extensão “Uma proposta dialógica de ensino de gêneros acadêmicos: nas fronteiras do projeto SESA”, vinculado ao curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba promove, de 16 a 18 de agosto, no Campus I da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, a 8ª edição do Seminário de Saberes Arquivísticos.

A submissão de trabalhos ocorre, até o dia 25 de maio, através do endereço eletrônico do evento. A inscrição de participantes que apresentarão trabalhos ocorre até o dia 30 de junho. E os interessados em participar do evento como ouvintes podem efetuar a inscrição até o dia 5 de agosto.

Com a temática central “Arquivologia: convergências e perspectivas”, o evento, que é realizado pela UEPB em parceria com a UFPB e instituições portuguesas vinculadas ao projeto SESA, busca articular o diálogo da Arquivologia com outros campos de conhecimento, em uma postura interdisciplinar, favorecendo o desenvolvimento científico e inovador da teoria e da prática arquivística mediante estudos do saber e fazer arquivístico.

“Tendo o diálogo como requisito inerente em nossa prática universitária, há dez anos, desenvolvemos um projeto de cooperação acadêmica com várias universidades do Brasil e de Portugal. Entre diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão do Projeto SESA, os Seminários sempre aconteciam de maneira regional. A edição desse ano conta com a parceria da UFPB e de outras instituições que colaboram com o nosso projeto desde a fundação”, explicou a coordenadora do projeto SESA, professora Eliete Correia dos Santos.

Os trabalhos a serem apresentados durante o evento podem ser inscritos em duas linhas temáticas: “Arquivo, linguagem e memória”, que contempla a Arquivologia na sua construção histórica, diversidade de abordagens e suas novas possibilidades de configurações epistemológicas no plano internacional e nacional; e “Saberes e fazeres no campo arquivístico”, que é voltada aos aspectos teóricos e metodológicos da Arquivologia, focando nas discussões epistemológicas e conceituais do campo arquivístico e seus processos, objetos, atores, interfaces e dinâmicas.

A conferência de abertura do evento está prevista para o dia 16 de agosto às 19h30, no Campus I da UFPB, com o tema “A arte dos arquivos e o arquivo dos artistas”, que será discutido pelo professor da UFRJ, Mauricio Lissovsky, tendo como debatedora a docente da UFPB, Isa Maria Freire.

Durante o evento serão realizadas palestras, mesas-redondas, lançamento de livros, sessões de comunicação oral e minicursos com a participação de pesquisadores da UEPB, UFPB, UFRJ, Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico do Porto, Universidade de Aveiro, Universidade de Brasília, Universidade Federal do Pará, Unifacisa.

Outras informações: http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/viii/sesa

 

Fonte: http://centros.uepb.edu.br/ccbsa/8o-seminario-de-saberes-arquivisticos-recebe-trabalhos-e-inscreve-participantes-para-evento-que-ocorre-em-agosto/