Encontro Perfil-i é realizado no RJ

Nos dias 12 e 13 de novembro de 2015 será realizado o 1o Encontro Perfil-i – Perspectivas Filosóficas em Informação. Organizado pelo Grupo de Pesquisa Perfil-i, o evento conta com o apoio da Coordenação de Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia (COEP) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI – IBICT/UFRJ), Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC – UFF), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

 

“O Perfil-i é um grupo de pesquisa que tem como objetivo fomentar o estudo dos clássicos do pensamento ético, político e epistemológico, para melhor fundamentar o debate sobre os dilemas informacionais do presente”. O evento conta “com pesquisadores de referência do campo da Ciência da Informação que vêm explorando novas interfaces entre CI e Filosofia, História, Ciência Sociais, Comunicação e Computação”, destacou o idealizador do evento e líder do grupo, o pesquisador do IBICT e professor do PPGCI (IBICT/UFRJ) e do PPGMC (UFF), Marco Schneider.

 

O evento é dividido em quatro mesas. No dia 12 será realizada a Mesa 1 – Ética e epistemologia da informação, às 9h30, com a presença dos pesquisadores Lena Vania Ribeiro Pinheiro (IBICT), Maria Nélida González de Gómez (UFF) e Gustavo Saldanha (IBICT/UNIRIO). Às 14h será a Mesa 2 – Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura com Adilson Cabral (ULEPICC-BR/UFF), Eula Cabral (IBICT) e Marco Schneider (IBICT/UFF). Já o dia 13 está reservado para a Mesa 3 – Tecnopolíticas da Informação, às 9h30, com Arthur Bezerra (IBICT), Thiago Novaes (Coletivo Rádio Muda) e Ivan Capeller (UFRJ). Às 14h será realizada a Mesa 4 – Métodos e Perspectivas para os Estudos em Informação na Era Digital com Regina Marteleto (IBICT)Fábio Malini (UFES) e Nazareno Andrade (UFCG).

 

O 1o Encontro Perfil-i – Perspectivas Filosóficas em Informação será realizado no Auditório Ministro João Alberto Lins de Barros do CBPF, localizado na Rua Lauro Muller, 455 (térreo), Botafogo (Rio de Janeiro – RJ), no horário de 9h às 17h30. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas somente pelo e-mail: eventoperfil@gmail.com. Serão emitidos certificados digitais de participação.

 

 

Fonte: Coordenação do evento

http://www.ibict.br/Sala-de-Imprensa/noticias/2015/1.-encontro-perfil-i-2013-perspectivas-filosoficas-em-informacao-e-realizado-no-rj

Eula D. T. Cabral