UEPB e Fundación Botín abrem seleção na América Latina para aperfeiçoamento nos EUA e Espanha

A Fundación Botín, instituição de referência na Espanha sobre o apoio universitário e incentivo de carreiras, deu início ao processo de seleção para o Programa de Fortalecimento da Função Pública na América Latina. Para tanto, a Fundação selecionará, em toda América Latina, 40 estudantes universitários de alto potencial e com vocação para o serviço público, oferecendo a eles um programa intensivo de formação com duração de oito semanas, na Universidade de Brown, nos Estados Unidos, e na sede da Fundación Botín, na Espanha.

Participando da iniciativa, a Universidade Estadual da Paraíba, através da Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI), está distribuindo entre todas as coordenações dos cursos de graduação as convocatórias para as bolsas da Fundación Botín. O intuito é realizar uma pré-seleção interna, através de edital, para a escolha de dois candidatos por curso, sendo um do sexo masculino e outro do sexo feminino. As inscrições vão até 26 de maio e o curso de formação terá início em 6 de outubro, seguindo até 30 de novembro de 2014.

Os nomes dos estudantes selecionados pelas coordenações de graduação devem ser remetidos à CoRI até o dia 10 de maio, acompanhados de cópias dos documentos dos candidatos. Junto à documentação, será anexada posteriormente uma Carta de Recomendação assinada pelo reitor da UEPB, instrumento necessário para completar a inscrição individual no site do programa, acessível pelo link  http://www.fundacionbotin.org/becas-botin-de-fortalecimiento-de-la-funcion-publica_becas-y-concursos.htm.

De acordo com o professor Carlos Enrique Ruiz Ferreira, coordenador de Relações Internacionais da UEPB, um dos requisitos básicos e com grande potencial para definir os selecionados será a constatação de proficiência em Língua Inglesa, comprovada através de certificados emitidos após exames do TOEFL, IELTS, FCE, CAE ou CPE. Os demais requisitos devem ser conferidos no edital, que será veiculado por cada curso.

O programa foi planejado pela própria Fundação para alimentar e sustentar a vocação dos graduandos a respeito dos conhecimentos essenciais, potencializando nos participantes as atitudes e competências necessárias para o bom exercício da função pública. Podem participar da seleção jovens universitários de países como a Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Peru, Porto Rico e Uruguai, além do Brasil. Os 40 selecionados terão todos os custos pagos pelo Programa.

“Vale recordar que nos anos de 2011 e 2012 dois graduandos da UEPB foram selecionados pela Fundación Botín e realizaram aprimoramentos em seus cursos durante dois meses de intercâmbio. Isso demonstra que a UEPB tem potencial suficiente para continuar participando do pleito, em competição com diversas universidades da América Latina”, afirmou o professor Carlos Enrique.

Outras informações podem ser adquiridas na CoRI, através do telefone (83) 3315-3415.

ASCOM/UEPB