Semana Acadêmica de Arquivologia é encerrada com discussão sobre memória e patrimônio cultural

Palestras, lançamento de livro, minicursos, oficina e apresentações culturais, com a presença de discentes, docentes, profissionais e pesquisadores, marcaram a 1ª Semana Acadêmica de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba, realizada de 9 a 11 de abril, no Campus V da UEPB, em João Pessoa.

A palestra de encerramento do evento “Memória: patrimônio cultural e social”, contou com a participação do servidor do Tribunal Regional do Trabalho e secretário da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos do TRT – 13ª Região, Raimundo Normando Monteiro; do juiz do Tribunal de Justiça da Paraíba, escritor e pesquisador da obra de Luiz Gonzaga, Onaldo Queiroga e do cantor, compositor, cordelista e membro da Associação Brasileira de Cordel, Beto Brito. A mediadora dos debates foi a docente do Campus V, Manuela Maia.

Na oportunidade, Raimundo Normando, fez uma apresentação sobre a memória da justiça do trabalho na Paraíba e do Brasil, discutiu a Lei 7.627, que dispõe sobre a eliminação de documentos da Justiça do Trabalho, e tratou da parceria entre TRT e UEPB, inicialmente com o Campus de Guarabira, e que, em breve, será ampliada para o Campus de João Pessoa. O convênio possibilita a doação de processos históricos movidos na Justiça do Trabalho na Paraíba a partir da segunda metade do século XX, facilitando o desenvolvimento de estudos das relações produtivas, condições de trabalho e questões trabalhistas em diversos setores produtivos.

Já o juiz e escritor Onaldo Queiroga, trouxe a definição e a importância cultural e social da preservação da memória, suscitou uma reflexão sobre o papel da sociedade e das autoridades constituídas nesta perspectiva e fez um breve relato das ações do TJ-PB para a preservação da cultura e patrimônio do povo paraibano, presente nos documentos que integram os arquivos da instituição.

“Um povo que não preserva sua cultura no futuro será um povo sem identidade. Portanto, é preciso que, desde já, haja uma consciência de que a sociedade também precisa fazer o seu papel, não apenas relegando às autoridades essa responsabilidade, mas, assumindo um novo comportamento ativo, valorizando e cobrando ações de preservação da memória”, avaliou o magistrado.

Na sequência o cordelista Beto Brito, apresentou a perspectiva  de um novo modelo de cordel, denominado universal, destacou a trajetória do folheto na música, no teatro e no cinema, e expôs elementos que podem agregar valor a esse elemento característico da cultural nordestina. De acordo com Beto Brito “não há como se discutir a história do Nordeste sem abordar a literatura de cordel, e a preservação da memória e patrimônio do povo nordestino requer essa apropriação desta vertente representativa da cultura popular”.

Após a palestra foi realizada a apresentação da “Arquibanda”, grupo musical formado pelo professor Henrique França e estudantes do curso de Arquivologia da UEPB, que conta com um repertório formado por canções autorais e versões de clássicos do pop/rock nacional. Na ocasião, a apresentação do grupo contou com a participação especial do músico Beto Brito.

Foram sorteados livros e cds doados pelos palestrantes e parceiros do evento. A Semana Acadêmica de Arquivologia foi promovida pelo Centro Acadêmico de Arquivologia (CAARQ) e a partir de agora deverá tornar-se uma atividade semestral. O coordenador do CAARQ, Bruno Pereira, destacou a satisfação dos estudantes com a realização do evento que, segundo ele, contou com uma grande participação da comunidade acadêmica de Arquivologia com discussões relevantes nas variadas vertentes que compõem a arquivística.

“Apesar do pouco tempo de divulgação, tivemos um número recorde de inscritos e só não contamos com mais estudantes, inclusive de outras universidades participando, por conta da limitação do espaço. Não esperávamos toda a repercussão positiva e já nos programamos para tornar esse evento uma atividade semestral, com temáticas diferentes na área de Arquivologia a serem abordadas a cada edição”, explicou.

ASCOM/UEPB