Proposta extensionista de docente do Campus V é aprovada em edital de financiamento do MEC

Aplicar uma experiência teórico-metodológica interdisciplinar de ensino de gêneros acadêmicos que auxilie o corpo discente na produção textual, essa é a perspectiva da ação extensionista da Universidade Estadual da Paraíba “Uma proposta dialógica de ensino de gêneros acadêmicos: nas fronteiras do projeto SESA”, aprovado no Edital do Programa de Extensão Universitária (ProExt-2015), que é direcionado especificamente para propostas de extensão das universidades brasileiras, através do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Educação Superior (SESU).

Ao todo foram 13 propostas da UEPB, aprovadas neste edital, incluindo o projeto coordenado pela professora do curso de Arquivologia Eliete Correia dos Santos. Juntas as ações extensionistas serão contempladas com um suporte de R$ 700 mil para execução das atividades.

Inserida na linha temática destinada à propostas na área de “Ciência, Tecnologia e Inovação para a Inclusão Social”, e subárea “Tecnologias Sociais” o projeto desenvolvido pela docente do Campus V é fruto de uma experiência desenvolvida entre 2007 e 2010, atendendo aos discentes dos componentes curriculares “Metodologia Científica” e “Oficina de Texto II”, do curso de Arquivologia, com a preparação deste público para a produção de trabalhos acadêmicos e monografias.

O projeto coordenado pela professora Eliete será realizado no Campus V da UEPB e nas universidades do Porto e de Coimbra, além do Instituto Politécnico do Porto, todas em Portugal, envolvendo um público estimado de 200 pessoas entre discentes e docentes de graduação e pós graduação, e técnicos administrativos.  

De acordo com a professora Eliete esse projeto busca “estruturar uma proposta de ensino de gêneros acadêmicos sem silenciar o caráter dialógico da linguagem, considerando a heterogeneidade e privilegiando a capacidade de ver a complexidade de um tema e a rede de vozes que precisam ser desveladas”, destacou.

ASCOM/UEPB

 

O resultado final completo da seleção está disponível no link:
http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=490id=12243option=com_contentview=article