Projeto de extensão do curso de Arquivologia promoverá oficina sobre arquivos pessoais

Cartas, fotografias, vídeos, registros de trabalho, diários, esses são alguns documentos que, tomados em conjunto, revelam não apenas a trajetória de vida, gostos, hábitos e valores de uma pessoa, mas, podem tornar-se valiosas fontes de pesquisa situadas no campo dos arquivos pessoais.

E com o intuito de discutir essa temática, o projeto de extensão “Nos enlaces da memória: documentos iconográficos do arquivo pessoal de Tarcísio Burity”, que integra o programa “Informação e Cognição: socializando conteúdos informacionais articulados ao saber, à cultura e à memória”, vinculado ao curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba, promoverá, no dia 16 de maio, das 8 às 12h, no auditório do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas, uma oficina sobre arquivos pessoais.

A atividade será ministrada pelo professor Josemar Henrique de Melo e abordará o conceito de arquivo pessoal e arquivo de família, as características desse tipo de documento, metodologias para trabalhar, entre outras questões.

De acordo com o professor Josemar, os participantes da oficina receberão indicações de textos e pesquisas direcionadas à temática em questão. O docente acrescenta ainda que, embora haja estudos que abordem as diversas vertentes do arquivo pessoal, ainda é necessário aprofundar o conhecimento nessa área da Arquivística para criar uma base de dados mais sólida.

A oficina é voltada para estudantes que integram os programas de monitoria, pesquisa e extensão do curso de Arquivologia, e as inscrições estão sendo feitas via formulário que deverá ser preenchido e encaminhado para o e-mail: oficinaarquivopessoais@gmail.com. A confirmação da inscrição se dá com o envio de textos recomendados pelo professor Josemar Henrique, para serem lidos antes da oficina. As vagas são limitadas.

ASCOM/UEPB