IFRS faz estudos sobre a implantação de Curso Técnico em Arquivologia

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) iniciou estudos sobre a criação de um curso Técnico em Arquivologia no Campus de Porto Alegre. Em 20 de agosto do corrente, uma outra reunião ocorrerá com a comissão constituída para sua implantação, que terá como pauta ações e planejamento para sua criação.

As reuniões têm como foco discutir questões sobre os componentes curriculares, perfil dos alunos e análise do mercado de trabalho.

Dentre as disciplinas que compõem a matriz curricular propostas destacam-se Introdução à Arquivologia; Bases da Gestão Eletrônica de Documentos; Uso, escopo e funcionalidades de SIGADs; Preservação e conservação em arquivos I e II; Aplicação de planos de classificação; Identificação de tipologias documentais, entre outras.

A comissão é coordenada pela professora Lizandra Estabel e conta com a participação dos professores William Gontijo (IFRS/POA), Maria do Rocio Fontoura Teixeira (UFRGS), Daniel Flores (UFSM) e da arquivista Flavia Conrado, representando a Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul.

Mais informações através do endereço eletrônico: http://www.poa.ifrs.edu.br/