Estudantes e docentes de Arquivologia realizarão uma visita técnica para conhecer o acervo documental do Campus I

 

Uma possibilidade de aprofundamento do conhecimento desenvolvido em sala de aula e laboratórios, as aulas de campo são uma prática difundida desde a criação do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba, com atividades realizadas em instituições públicas e privadas da Paraíba e de outros Estados. A próxima experiência a ser realizada no dia 30 de abril, será uma visita técnica aos setores acadêmicos e administrativos do Campus I da UEPB.

A atividade contará com a participação dos estudantes do 5º e 6º períodos (diurno), e 7º período (noturno), e será coordenada pelo ministrante do componente curricular  “Preservação e conservação de documentos”, professor Eutrópio Bezerra, com o apoio da coordenação do curso de Arquivologia.

Durante a atividade os alunos poderão conferir o estado de preservação dos documentos, e receberão orientações sobre os procedimentos necessários para atuar na salvaguarda buscando prolongar a vida útil desse material. De acordo com o professor Eutrópio a visita técnica é uma oportunidade do aluno observar várias características de deterioração do acervo que vão além dos exemplos trabalhados em sala de aula ou nos laboratórios, além de ser uma forma desses estudantes adquirirem experiência para conseguirem resolver os problemas que surgirem nas práticas profissionais futuras.

“É importante colocarmos estes estudantes em contato com a maior variedade de acervos documentais possível, para que eles observem situações como ataque de fungos, bactérias, insetos, problemas de umidade, e tenham orientação sobre como resolver essas questões para que, no futuro, nos estágios ou no campo profissional, caso isso ocorra, eles estejam preparados para agir”, avaliou.

ASCOM/UEPB