CAARQUEPB: I Semana Acadêmica de Arquivologia

Com o objetivo de tecer diálogos sobre as diversas nuances arquivísticas, abordando discussões e questionamentos de modo colaborativo, o Centro Acadêmico de Arquivologia da UEPB – CAARQ-UEPB (Gestão Atitude Coletiva) está coordenando no Auditório Pioneiros do Campus V – Alcides Carneiro em João Pessoa/PB, a I Semana Acadêmica de Arquivologia da UEPB.

O evento teve início às 08h00min da manhã do dia 09 de abril do ano corrente e vai até essa sexta-feira (11), abordando discussões e questionamentos de modo colaborativo, contando com palestras, oficinas e minicursos, proporcionando a integração e troca de conhecimentos e experiências entre docentes, discentes, profissionais arquivistas e profissionais de áreas interdisciplinares nos temas pertinentes na área da Arquivologia.

As Palestras apresentam eixos temáticos como: Ciência da Informação, Profissional Arquivista, Empreendedorismo e Memória, nas Oficinas e Minicursos: Gestão Pública, Tecnologia da Informação e Gerenciamento Arquivístico.

Nos primeiros dias ocorreram apresentações e uma reflexão sobre a própria ação da “semana acadêmica”, destacando que a origem histórica da expressão academia remonta à Escola filosófica fundada por Platão em 388 a. C. nos arredores de Atenas, situava-se nos jardins do herói ateniense Academos. Durou até o ano 529 da era cristã, quando as escolas pagãs foram fechadas por ordem do imperador romano Justiniano. E que a  longa existência da Academia, embora não signifique uma continuidade de pensamento, é responsável, no entanto, pela preservação da obra de Platão e pela formação de uma tradição do pensamento grego clássico, que a partir do século XV, a “academia” passou a designar os diversos tipos de sociedades científicas, filosóficas ou literárias. Finalizando que no século XXI o termo continua a ter o significado basilar de lugar onde se ensina sociedade de estudiosos, artistas, literatos, etc.

Portanto, a semana acadêmica representa uma ação política, pedagógica e conjunta de evidenciar pensamentos, saberes, questionamentos.