Projeto de extensão inscreve para oficina sobre ferramentas e técnicas de gerenciamento para arquivistas

Os professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que desejarem submeter seus projetos e programas de extensão a editais de financiamento, devem ficar atentos. O Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Secretaria de Educação Superior (SESu) e a Diretoria de Políticas e Programas de Graduação (DIPES) divulgou nesta semana o edital do Programa de Extensão Universitária (ProExt) – Cotas 2015, um dos mais importantes lançados anualmente pelo governo federal.

O ProExt tem o objetivo de apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas, abrangendo a extensão universitária com ênfase na inclusão social.

Segundo o edital, cada projeto pode ser orçado em até R$ 100 mil, enquanto os programas de extensão podem atingir o teto de R$ 300 mil. A diferença de valores ocorre especialmente porque os programas envolvem mais de um departamento em atividades multidisciplinares, sendo articulados em uma ação maior.

As pró-reitorias das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras serão responsáveis por receber dos professores e encaminhar ao MEC as propostas apresentadas por cada universidade. Na UEPB, a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) receberá as propostas e realizará a seleção interna, não podendo exceder a submissão de até 38 programas e 39 projetos de extensão, sendo estes divididos em 20 linhas temáticas.

Os interessados devem enviar suas propostas para cadastramento pelos coordenadores até o dia 25 de março. Todo o procedimento será feito através do sistema do governo federal, no site www.proext.mec.gov.br. Segundo o pró-reitor de Extensão da UEPB, José Pereira da Silva, os docentes que desejarem participar devem ler atentamente o edital para compreendê-lo integralmente, pois se trata de um documento bastante específico.

A PROEX está disponibilizando dois assessores aos docentes que necessitarem de orientações técnicas sobre como elaborar a proposta. Para serem atendidos pelos assessores, os professores devem manter contato com o setor, através dos telefones (83) 3315-3401 e 3315-3402, e reservar um horário de atendimento.

Confira o edital.

ASCOM/UEPB