Semana Nacional do Livro é comemorada no Campus V com a implantação de um novo serviço na Biblioteca

Alusivo as comemorações da Semana Nacional do Livro, a Biblioteca Setorial Afonso Pereira, localizada em João Pessoa, Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), cria um novo serviço: o Balaio do troca-troca.

O objetivo desse serviço é permutar entre os usuários (cadastrados ou não) da biblioteca materiais informacionais que já não mais lhes sirvam, democratizando ainda mais o acesso à informação. Além do próprio usuário doar diretamente os seus livros no Balaio, a biblioteca também pode participar. Há doações que a biblioteca recebe ao longo de um ano e que não correspondem ao seu perfil. Ao invés de permanecerem guardados, serão destinados para o Balaio com o intuito de efetivar o uso.

A professora do curso de Arquivologia, Manuela Maia, idealizadora da proposta explica: Esse serviço consiste em deixar disponível para os usuários livros, periódicos, gibis etc, objetos de doação e não inclusos no sistema, para que possam levar para domicílio e realizarem sua leitura; em contrapartida, só poderá tirar um livro do balaio se deixar outro material informacional em seu lugar. Não precisando estar vinculado ao Campus V da UEPB, qualquer cidadão que for a biblioteca pode participar desse serviço, salienta a professora.

A implementação do serviço contou com o apoio do professor Francisco Mendonça, Diretor do Campus V, que lançará amanhã oficialmente essa proposta. Acrescenta o Diretor: é importante as condições dos livros doados, não podendo conter rasuras ou serem livros, periódicos etc sem condição de uso.