Ranking internacional coloca a Universidade Estadual entre as melhores instituições estaduais do Nordeste

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) obteve mais uma importante conquista no que diz respeito à avaliação de qualidade das universidades brasileiras. A UEPB aparece em segundo lugar entre as universidades estaduais do Nordeste no ranking das melhores universidades da América Latina, divulgada esta semana pela QS Quacquarelli Symonds University Rankings, organização internacional de pesquisa educacional que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e de pós-graduação.
Em nível nacional, a UEPB ocupa a 75ª posição entre todas as universidades brasileiras, incluindo as federais, e no ranking geral aparece entre as 200 universidades melhores pontuadas de toda a América Latina. É a segunda com melhor conceito de excelência avaliada no Nordeste.
O ranking é sustentado por quatro pilares: pesquisa, ensino, empregabilidade e internacionalização, tendo como finalidade reconhecer universidades como instituições diversificadas, oferecendo uma comparação do sucesso global e o ideal de permanecer ou se tornar uma instituição com nível de qualidade mundialmente reconhecido. O ranking da América Latina classificou as 300 melhores instituições da região usando sete indicadores, incluindo pesquisa, empregabilidade do graduado, recursos didáticos e presença na web.
Para o vice-reitor da UEPB, professor Ethan Barbosa, essa boa colocação só traduz o bom momento que a Instituição vive com o crescimento da pesquisa, da extensão e os avanços consideráveis na pós-graduação. Ele comemorou os números e disse que a Universidade continuará investindo alto no sentido de garantir uma educação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento da Paraíba. “Os números desse ranking são motivos de orgulho”, frisou.

Fonte: ASCOM/UEPB