Projeto de docente do Campus V recebe prêmio como uma dos melhores pesquisas de Ciência da Informação no Brasil

“Análise de banco de dados Web de acervo de cordel: otimização de sistema a partir das necessidades de usuários”, esse é o título do projeto de autoria da docente do bacharelado em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Manuela Maia, que foi escolhida como elogiada pesquisa Emerald/CAPES 2013, na categoria que contempla projetos em Ciência da Informação – a outra categoria aborda as pesquisas na área de Gestão e Negócios.

O prêmio é resultado de uma parceria entre a Emerald Group Publishing Limited, uma das mais reputadas editoras acadêmicas, e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), agência de fomento à pesquisa brasileira que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados do país.

Foram considerados pela comissão julgadora critérios como razoabilidade do orçamento e do cronograma apresentados, em consonância com os objetivos; clareza e coerência na exposição do objeto e do problema de pesquisa; referencial teórico e metodológico; originalidade e relevância; possibilidade de articulação entre teoria e prática, destacando os benefícios da proposta para o bem estar social.

Receberá como prêmio, o reconhecimento pela qualidade da proposta apresentada por meio de certificação de “Menção Honrosa”. O projeto da professora da UEPB será desenvolvido, e deverá resultar em um artigo com os resultados da pesquisa, para ser submetido a um periódico da área de Ciência da Informação.

De acordo com a professora Manuela Maia, que há seis anos desenvolve pesquisas na área de acervo de cordel, “esse reconhecimento comprova o potencial dos profissionais da UEPB e reafirma o cumprimento do papel social da universidade, ao apoiar estudos com esse caráter, de dar visibilidade a um documento que retrata a cultura do povo nordestino”.

Sobre a pesquisa

O estudo de autoria da docente Manuela Maia tem como coautor o professor Danilo Ferreira, que também é vinculado ao curso de Arquivologia, atuando na área de Tecnologia da Informação. O objetivo da pesquisa é analisar as necessidades dos usuários de acervo de cordel em torno do tratamento técnico aplicado aos cordéis em banco de dados via web.

Serão utilizados questionários, aplicados aos usuários/pesquisadores de uma das maiores bibliotecas de cordel do planeta, a Biblioteca Átila Almeida, que é mantida pela UEPB. As principais repercussões dessa pesquisa apontadas pelos organizadores são: a otimização do sistema web, potencializando ainda mais essa ferramenta e revisão da literatura acerca da descrição de folhetos.

O trabalho desenvolvido pela UEPB na área de cordéis, tendo como referência a professora Manuela Maia, tem se destacado em todo país e no âmbito internacional, pelo caráter de preservação da cultura regional e memória do povo paraibano e nordestino. A instituição conta com um acervo considerado um dos maiores do mundo neste tipo de publicação.

Adquirida pelo Governo do Estado em 2003 e posteriormente doada à UEPB, a Biblioteca que pertenceu ao professor Átila Almeida também é detentora da maior coleção de cordel da América, configurando-se como uma valiosa opção aos pesquisadores e interessados em consultar obras raríssimas, cordéis, periódicos e jornais.  Desde 2004, a UEPB passou a ter total responsabilidade pelo material, com sua guarda, conservação e manutenção. Segundo a professora Manuela Maia, atualmente, estão disponíveis na base de dados da instituição, mais de 1.400 cordéis, sendo 500 destes digitalizados.

Publicado pela ASCOM/UEPB