Graduandos e pós-graduandos da UEPB podem se matricular em curso de inglês online ofertado pelo MEC

Os alunos de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos em Língua Inglesa podem participar, gratuitamente, do My English Online, curso de inglês online do Programa Inglês sem Fronteiras (IsF), iniciativa do Ministério da Educação por intermédio da Secretaria de Educação Superior (SESU/MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), destinado aos alunos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior públicas e privadas do Brasil.

A iniciativa do Programa IsF tem como objetivo contribuir com a formação em língua inglesa de possíveis candidatos ao Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), além de preparar os estudantes para os exames de língua inglesa solicitados para admissão em instituições acadêmicas no exterior.

No My English Online, o usuário tem acesso a livros interativos, leituras (National Geographic), exercícios de gramática, dicionários, atividades para prática oral e testes de acompanhamento. Além disso, os materiais podem ser impressos para prática posterior, sem necessidade de consulta ao computador. O curso é dividido em cinco níveis de aprendizado. Cada nível contém três partes abrangendo atividades com e-Book, vídeo, gramática e leituras. Ao final de cada parte, o usuário faz um Teste de Progresso como preparação para a Prova Final do nível.

Os níveis de aprendizado são: Nivel 1 — Iniciante (com instruções em Português e componentes bilíngues); Nivel 2 — Básico; Nivel 3 — Pré-Intermediário; Nivel 4 — Intermediário; Nivel 5 — Avançado (Preparatório para Exames: TOEFL, FCE ou CAE). Vale salientar que o MEO é um curso autoinstrucional, sem mediação de professor/tutor, que demanda disciplina e compromisso do estudante a partir do momento que se inscreve no curso.

A falta de acesso ao sistema por mais de 15 dias implica perda de acesso ao ambiente de forma irreversível. Assim que o estudante recebe o acesso ao sistema, deve fazer um teste de nivelamento para saber em qual nível será classificado. O usuário terá sua senha cancelada e não poderá voltar a cursar o My English Online caso não realize os Testes de Progresso ou a Prova Final dentro do prazo estabelecido.

Requisitos

Para cursar o My English Online é necessário que o usuário atenda aos seguintes requisitos:

– Estar regularmente matriculado em instituição de ensino superior pública, em curso de graduação ou ser aluno de pós-graduação em Programa de Pós-Graduação recomendado pela CAPES.
– A cada dois meses deverá, obrigatoriamente, realizar um Teste de Progresso de modo que, em cada nível, o estudante deverá realizar dois Testes de Progresso antes da Prova Final. O estudante receberá um aviso por e-mail caso não realize o teste ou a prova dentro do prazo.
– O aluno será habilitado no próximo nível de estudo se obtiver um rendimento igual ou superior a 60% na Prova Final. Para cada nível concluído, o usuário receberá um certificado de conclusão por e-mail.

Todas as regras para participação no MEO estão disponíveis no endereço eletrônico http://www.myenglishonline.com.br/site. Para mais informações sobre o Programa, acesse isf.mec.gov.br.

Fonte: ASCOM/UEPB