Estudante de Arquivologia será a representante paraibana em bienal de países de língua portuguesa

“José Simeão Leal: o semeador de letras”, esse é o título do projeto da estudante do 8° período de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Renata Lopes Santana, selecionado entre os 35 trabalhos de todo o país para integrar a VI Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que ocorre de 3 a 7 de dezembro, em Salvador, Bahia.

O evento tem como principal diretriz contribuir para a integração e construção de novos caminhos para a formação cidadã das juventudes de seus países membros, por meio da aproximação e troca entre as diferentes identidades culturais e das políticas públicas para a juventude. Além dos jovens brasileiros, a VI Bienal contará com a participação de jovens de mais 7 países da CPLP (Portugal, Angola, Moçambique, Timor Leste, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau).

O trabalho de autoria da estudante Renata Santana, selecionado na categoria Literatura, busca divulgar a vida e obra do jornalista e crítico de arte José Simeão Leal, nascido na cidade de Areia na Paraíba, por meio das informações memorialísticas obtidas no arquivo pessoal do paraibano.

No projeto apresentado pela discente é explicitada a contribuição de José Simeão Leal como semeador da cultura popular brasileira, por meio da crítica literária, edição de livros, descoberta e divulgação de talentos como Rachel de Queiroz, Clarice Lispector, Tiago de Mello, Carlos Drummond de Andrade, Tomás Santa Rosa, entre outros literatos. “Em sua produção editorial, junto ao Ministério de Educação e Saúde, José Simeão Leal torna-se um verdadeiro mago das culturas, pois indaga e investiga as manifestações regionais (lapinha, danças africanas, congos, adivinhações, cantigas de roda), escrevendo relatos informais que contribuem para os estudos de cultura popular” destaca Renata.

ASCOM/UEPB