Docente da UEPB é destaque como colaboradora em Projeto Internacional

A professora Manuela Maia, docente do curso de Arquivologia da Universidade da Paraíba (UEPB), ganha destaque como colaboradora de um projeto internacional  de arquivamento web de cordéis. A literatura de cordel produzida em sites e blogs está sendo arquivada pela Biblioteca do Congresso Americano, Library of Congress (LC), desde 2011.
O projeto de arquivamento web de cordéis, que é desenvolvido numa parceria entre a LC, pesquisadoras e especialistas em cordel no Brasil, nasceu do desdobramento do projeto de preservação e digitalização de cordéis já realizado pela instituição americana com a necessidade de incluir material digital nas coleções de fontes primárias, originalmente físicas.
Uma dessas pesquisadores é a professora Manuela Maia, que tem a função de averiguar se os sites  estão dentro dos critérios de qualidade para arquivamento; também é responsável pela comunicação com artistas/poetas para que eles autorizem a divulgação. De posse dessa autorização, a Biblioteca do Congresso Americano realiza o arquivamento. Ela afirma que a participação nesse projeto em parceria com a Library of Congress é um grande destaque para UEPB no cenário da pesquisa em cordel.
Entre os especialistas da Fundação Casa de Rui Barbosa e do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, participam as bibliotecárias da escritório da Library of Congress (Rio de Janeiro), Débora McKern (Diretora da LC (RJ) e Coordenadora do Projeto) e Marli Soares.