Curso de Arquivologia promove evento sobre segurança e validade jurídica para documentos digitais

“Um movimento de virtualização afeta hoje não apenas a informação e comunicação, mas também o funcionamento econômico, os quadros coletivos da sensibilidade. Certamente nunca antes as mudanças das técnicas, da economia, dos costumes, foram tão rápidas e desestabilizantes”, essas palavras do filósofo Pierre Levý tratam da realidade vivenciada pela sociedade no momento atual, na qual cada vez mais as transações e relações pessoais e profissionais migram do mundo real para a esfera virtual, e com isso, o suporte físico de documentos é substituído pelas versões digitalizadas. Mas como assegurar a validade jurídica e a segurança no processo de digitalização destes documentos?

Com objetivo de discutir essa temática, os estudantes do 5º período do curso de Arquivologia, vinculados ao componente curricular “Documentos digitais”, que é coordenado pelo professor Josemar Henrique de Melo, realizam, no dia 25 de julho, às 9h30, no auditório Pioneiros, a mesa-redonda “Segurança Digital e Validade Jurídica para documentos digitais”, que será ministrada pelo do diretor do CCJ da UEPB, professor Cláudio Lucena e do diretor superintendente do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba, Krol Jânio.

O evento é voltado aos estudantes e docentes de todos os cursos do Campus V além de interessados na temática a ser discutida.

Sobre os ministrantes

O professor Cláudio Lucena é Diretor do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB, Campus I, especialista em Direito Civil e Empresarial pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), bacharel em Direito pela UEPB e em Ciência da Computação pela UFPB. É membro do Instituto Brasileiro de Direito Eletrônico, IBDE, e advogado especializado na consultoria e no trabalho voltado à propriedade intelectual e direito de tecnologia da informação.

Já o superintendente do IMEQ, Krol Jânio, possui graduação em Ciência da Computação pela Associação Paraibana de Ensino Renomado e é especializando em Redes de Computadores pela Escola Superior Aberta do Brasil. Possui ampla experiência e conhecimento em CMS – Content Management Systems e aplicações WEB, já tendo atuado como docente do curso de Arquivologia da UEPB, de 2010 a 2012, ministrando os componentes curriculares na área de tecnologia da informação.

Fonte: http://centros.uepb.edu.br/ccbsa/2013/07/18/curso-de-arquivologia-promove-evento-sobre-seguranca-e-validade-juridica-para-documentos-digitais/