Curso de Arquivologia participa de momento histórico de fundação da Associação dos Arquivistas da Paraíba

Docentes, discentes, técnicos administrativos e egressos do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba, estiveram presentes, na noite desta terça-feira (19) na Academia Paraibana de Letras, na assembleia de fundação da Associação dos Arquivistas da Paraíba (AAPB).

A mesa de abertura do evento contou com a participação da coordenadora do bacharelado em Arquivologia, Maria José Cordeiro Lima, a coordenadora do arquivo geral da UFPB e representante do curso de Arquivologia da UFPB, Rosa Zuleide, a presidente da comissão provisória de fundação da associação, professora Esmeralda Porfírio Sales, o assessor jurídico da Associação, André Vanderlei Soares, e o arquivista egresso da UEPB, Luis Eduardo Ferreira.

Na oportunidade, a coordenadora do curso de Arquivologia, professora Maria José, destacou a importância desse evento para a Arquivologia na Paraíba, fez um balanço da história arquivística do Estado desde a implantação do curso pioneiro da UEPB e destacou o empenho da comissão provisória para criar a entidade.

“É um momento histórico emblemático de bastante relevância. Nós temos um diferencial em relação a todo o país, por sermos a única capital brasileira com dois cursos de Arquivologia. Temos um grande número de profissionais da área ingressando no mercado todos os dias e é importante a criação desta entidade que é um instrumento político fundamental pra consolidar o profissional da arquivologia diante da sociedade”, avaliou o docente.

A professora Esmeralda Sales, que foi a responsável pela idealização da associação e, desde 2010, atua junto com uma comissão provisória buscando viabilizar administrativa e juridicamente a criação da AAPB, lembrou dos esforços empreendidos pelos integrantes da comissão e destacou que “apesar das dificuldades a arquivística da Paraíba passa a ter uma entidade que poderá fortalecer a classe e servir de referência para os profissionais”.

Durante o evento foi apresentado o estatuto da AAPB e houve a institucionalização da associação. A entidade atuará com o intuito de fortalecer uma representatividade profissional num Estado que conta com dois cursos de Arquivologia, profissionais atuando no mercado de trabalho e que, muitas vezes, esbarram em problemas como o desconhecimento da sociedade sobre a importância da atuação destes profissionais nas empresas.

A AAPB poderá auxiliar na fiscalização dos arquivos paraibanos, divulgação junto à sociedade sobre o perfil e a importância do arquivista nas instituições, mobilização de estudantes e profissionais da área na luta por causas comuns à categoria, entre outros encaminhamentos.

Histórico de criação da AAPB

A ideia de criação da AAPB surgiu em 2010, época em que a UEPB recebeu o presidente do Sindicato e Associação de Arquivistas do Rio de Janeiro, Daniel Beltran, que, na ocasião, colaborou com as novas perspectivas de organização de classe na Paraíba. Desde então, foram realizadas reuniões para discutir a criação desta associação, estatuto, regimento entre outras questões, até que fosse organizada a assembleia geral de fundação da entidade.

ASCOM/UEPB