Otimização de dados necessários para o cadastro e autorização de publicação do documento acadêmico em sua versão digital, essa é a principal finalidade do software DSpace, utilizado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para disponibilizar na internet, na íntegra e em formato digital, os trabalhos de conclusão de curso produzidos por seus alunos desde 2010.
Implantado recentemente na UEPB, o sistema pode ser acessado no endereço eletrônico http://dspace.bc.uepb.edu.br/ e permite a busca por autor, data de publicação, assunto e título. Neste sistema, são disponibilizados TCCs e monografias (especialização) produzidas no âmbito da UEPB.
A implantação de uma nova versão do Dspace, fez com que os três documentos necessários à disponibilização das produções acadêmicas, denominados termo de autorização de inserção, termo de confirmação e cadastramento e licença DSpace, fossem substituídos por um único: termo DSpace web – UEPB, o que facilita o preenchimento das informações, poupando tempo dos discentes em sua obtenção, desburocratizando também o cadastro dos dados por parte do bibliotecário na inserção do TCC ou Monografia no DSpace, agilizando o trabalho.
Sobre o DSpace
O sistema DSpace foi desenvolvido para possibilitar a criação de repositórios digitais com funções de captura, distribuição e preservação da produção intelectual, permitindo sua adoção por outras instituições em forma consorciada federada. O sistema, desde seu início, teve a característica de ser facilmente adaptado a outras instituições. Os repositórios DSpace permitem o gerenciamento da produção científica em qualquer tipo de material digital, dando-lhe maior visibilidade e garantindo a sua acessibilidade ao longo do tempo.
Os repositórios digitais podem ser considerados uma inovação no gerenciamento da informação digital. As editoras, bibliotecas, arquivos e centros de informação em vários países estão criando grandes repositórios de informação digital, contendo diferentes tipos de conteúdos e formatos de arquivos digitais.
No caso específico da informação científica e tecnológica, os repositórios digitais são semelhantes em algumas características básicas. O DSpace Institutional Digital Repository System (projeto colaborativo da MIT Libraries e a Hewlett-Packard Company) é um dentre vários projetos, atualmente em operação, orientados à criação de repositórios institucionais e à preservação digital.
O DSpace é um software livre que, ao ser adotado pelas organizações, transfere a estas a responsabilidade e os custos com as atividades de arquivamento e publicação da sua produção institucional. O DSpace possui uma natureza operacional específica de preservar os objetos digitais que é de interesse da comunidade científica. Ele permite o acesso fácil e aberto a todos os tipos de conteúdo digital, incluindo textos, imagens, imagens em movimento, mpegs e conjuntos de dados.
Fonte: ASCOM/UEPB