4ª mostra de ensino, pesquisa e extensão do Campus V discutirá ética e educação no século XXI

Palestras, mesas-redondas, exibição de vídeo, gincana, mostra científica, show de talentos, corrida, caminhada e apresentações culturais integram a programação do 7º aniversário de criação do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, a ser realizado nos dias 27 e 28 de agosto.

Durante o evento também será realizada a 4ª mostra de ensino, pesquisa e extensão, que nesta edição abordará a temática “Ética e educação: temas e dilemas no século XXI”. A abertura do evento será no dia 27 de agosto, com a apresentação de teatro com o Grupo Pé Quebrado apresentando a peça “Mistérios da Pedra Bonita”, e, na sequência a palestra com reitor Antônio Rangel Júnior, que abordará o tema da Mostra.

A primeira noite de evento será encerrada com a apresentação do grupo de percussão “Haja Mulher”. No início do dia 28 de agosto, a partir das 8h30, serão realizadas a corrida e caminhada pelos bairros do Cristo e Rangel. Também na manhã do dia 28 haverá a exposição de artesanato e cultura com artesãos do bairro de Cristo e Rangel, oficina de anatomia humana, mostra de vídeos e ao longo do dia haverá palestras nas três áreas das graduações do Campus V, gincana e mesas-redondas.

A novidade desta edição é a mesa-redonda do Núcleo de Línguas do Campus V, voltada à exposição das atividades deste setor, possibilidades de pesquisas na área e importância do núcleo para a comunidade acadêmica do CCBSA. A atividade contará com apresentações referente à cada língua ofertada no núcleo, com os professores Aparecida (Língua Francesa), Rosemary Evaristo Barbosa (Língua Portuguesa),  Claudiane Costa Aguiar (Língua Inglesa e Proficiência)/ Eneida Gurgel  (Língua Espanhola), tendo a coordenadora do Núcleo de Línguas, professora Mônica Santana, como mediadora.

O evento será encerrado com a premiação dos melhores pôsteres, vencedores da gincana, show de talentos e apresentação musical. Nos próximos dias serão divulgadas as diretrizes para submissão de pôsteres, inscrição no show de talentos e atividades esportivas.

Histórico do Campus V

Criado em 2006, após a conquista da autonomia financeira que viabilizou a expansão da UEPB, o Campus V – Ministro Alcides Carneiro trouxe para o litoral do Estado cursos pioneiros e formações com o intuito de atender a uma demanda local, como os Bacharelados em Arquivologia, Relações Internacionais e Ciências Biológicas.

A escolha de Alcides Carneiro para nomear o CCBSA deu-se por ocasião do centenário de nascimento do paraibano, completado em 2006. Além disso, foi considerada a relevante atuação do homenageado, tanto como homem público, tendo sido Deputado Constituinte em 1946, assumido interinamente a Presidência da República e exercido outros cargos no âmbito federal, e também como homem das letras, tendo sido imortalizado pela Academia Paraibana de Letras.

Atualmente, o Campus V abrange os bacharelados em Arquivologia, Ciências Biológicas e Relações Internacionais, Mestrado em Relações Internacionais, Núcleo de Línguas e um polo de Educação a Distância, que funciona na Av. Coremas, 332 – Centro, e oferece cursos de graduação em Letras e Geografia, voltados aos professores da rede pública de ensino (estadual e municipal), inscritos no Plano de Ações Articuladas (PAR) do Governo Federal e as graduações em Administração Pública e em Pedagogia, esta última presencial, com aulas aos sábados.

O CCBSA também sedia as aulas do curso de Licenciatura em Pedagogia destinado à formação de professores e a Especialização em Fundamentos da Educação, que é voltada aos professores efetivos da Rede Estadual de Ensino, com curso de graduação, além de técnicos e administradores escolares também com graduação concluída.

Fonte: http://centros.ascom.uepb.edu.br/ccbsa/2013/07/24/4a-mostra-de-ensino-pesquisa-e-extensao-do-campus-v-discutira-etica-e-educacao-no-seculo-xxi/